O Município de Tomar deu início, na manhã, desta quarta-feira, 13 de Fevereiro, às comemorações dos Dias de Thomar celebrando os 175 anos da elevação a cidade, ocorrida em 13 de Fevereiro de 1844.

Deste modo, foi exposto ao público, na Biblioteca Municipal, o original da carta régia de D. Maria II, que ali ficará patente até 28 de Fevereiro. Paralelamente, mas apenas durante o dia de hoje, a própria rainha e o conde de Tomar, Costa Cabral, estão representados no local através de estátuas vivas da autoria do casal Lena e Doug Selway.

A vereadora Filipa Fernandes fez a abertura das celebrações, salientando a importância da exibição pública deste que é um dos documentos mais importantes da História do concelho e explicando que os Dias de Thomar pretendem envolver toda a comunidade, abarcando áreas diversas que vão da gastronomia à animação e à cultura.

Neste âmbito, ainda hoje, pelas 18 horas, será feita a apresentação pública do projecto para o Complexo Cultural da Levada, a ter lugar no Moinho da Ordem.

E a partir de sexta-feira, dia 15, a cultura passa a ser igualmente gastronómica convidando a fruir a cidade (e não só) em boa companhia na rota das tapas Tomar à Prova, iniciativa que se prolonga até dia 24, em 16 cafés, restaurantes e afins onde é possível provar bons petiscos acompanhados de vinho local ou “Mouchão” por apenas 3 euros.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…