O primeiro dia da IV edição do Festival de Estátuas Vivas em Santarém, decorreu a 11 de Agosto, pelas 21h30, e contou com a participação de centenas de pessoas.

As ruas do centro histórico encheram-se de vida numa noite em que estiveram presentes 20 estátuas, nomeadamente 16 artistas locais e quatro artistas profissionais da área com personagens icónicos como “A Pintora”, de Marta Faria, “O Fotógrafo” de Bruno Teixeira, “A Partida” de Maria João Silva  e “O Toureiro” de Carlos Ferreira.

Sob o tema “Arte, História e Cultura”, o festival, que integra o programa de animação do Verão In. Str, é considerado por muitos uma galeria de arte ao ar livre na qual os participantes podem eleger a sua estátua favorita.

Nas ruas do centro histórico, além das estátuas vivas com personagens da História, da arte e da cultura local, nacional e mundial, estiveram expostas imagens de sete “campeões” das edições anteriores (2018, 2019 e 2022), numa espécie de passeio da fama.

O segundo dia da iniciativa tem início marcado para as 21h30 prolongando-se até às 23h30. No domingo, dia 13 de Agosto, realiza-se entre as 17h30 e as 19h30, e vai contar com a banda Fanfarra Bizarra que vai brindar o público com muita música e animação.

A organização é a cargo do Município de Santarém, em parceria com os Quideia.

A entrada é livre.

Fotos: Rita Valério

Leia também...

Incêndio em habitação provoca dois feridos graves em Glória do Ribatejo

Dois feridos graves é o resultado de um incêndio que deflagrou numa habitação unifamiliar na manhã desta segunda-feira, 21 de Fevereiro, em Glória do…

Daniela Ferreira é a Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2023

Daniela Ferreira de 23 anos, candidata da freguesia de Aveiras de Cima, foi a grande vencedora da eleição Rainha das Vindimas do Concelho de…

Lar de Santo António de Santarém quer alargar respostas sociais

O Lar de Santo António, em Santarém, assume que o grande projecto, de futuro, é a construção da creche. Mesmo sabendo que é um…

Salvaterra de Magos quer candidatar artes de pesca do Escaroupim ao Inventário Nacional

A Câmara de Salvaterra de Magos quer candidatar as artes de pesca da aldeia avieira do Escaroupim ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial,…