O primeiro dia da IV edição do Festival de Estátuas Vivas em Santarém, decorreu a 11 de Agosto, pelas 21h30, e contou com a participação de centenas de pessoas.

As ruas do centro histórico encheram-se de vida numa noite em que estiveram presentes 20 estátuas, nomeadamente 16 artistas locais e quatro artistas profissionais da área com personagens icónicos como “A Pintora”, de Marta Faria, “O Fotógrafo” de Bruno Teixeira, “A Partida” de Maria João Silva  e “O Toureiro” de Carlos Ferreira.

Sob o tema “Arte, História e Cultura”, o festival, que integra o programa de animação do Verão In. Str, é considerado por muitos uma galeria de arte ao ar livre na qual os participantes podem eleger a sua estátua favorita.

Nas ruas do centro histórico, além das estátuas vivas com personagens da História, da arte e da cultura local, nacional e mundial, estiveram expostas imagens de sete “campeões” das edições anteriores (2018, 2019 e 2022), numa espécie de passeio da fama.

O segundo dia da iniciativa tem início marcado para as 21h30 prolongando-se até às 23h30. No domingo, dia 13 de Agosto, realiza-se entre as 17h30 e as 19h30, e vai contar com a banda Fanfarra Bizarra que vai brindar o público com muita música e animação.

A organização é a cargo do Município de Santarém, em parceria com os Quideia.

A entrada é livre.

Fotos: Rita Valério

Leia também...

Alcanede devolve Igreja Matriz à população depois da conclusão dos trabalhos de restauro

A inauguração das obras da Igreja Matriz de Alcanede teve lugar este domingo, 4 de Fevereiro, pelas 11h30, numa cerimónia que encheu completamente o…

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre, mais 12,5% que em 2022

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2022, de…

Politécnico de Santarém inaugura nova residência em Rio Maior

Uma nova residência universitária do Politécnico de Santarém, com 122 camas, vai ser inaugurada na quinta-feira no ‘campus’ de Rio Maior, num investimento de…

Pelo menos um terço das câmaras muda de presidente nas autárquicas

As autárquicas para o mandato 2025-2029, previstas para setembro ou outubro, mudam pelo menos um terço dos atuais presidentes de câmara e podem realizar-se…