O Município de Santarém está a realizar campanhas de esterilização e as primeiras intervenções já permitiram devolver ao seu meio, vários gatos pertencentes a colónias.

O objectivo das iniciativas é implementar uma política de gestão que conduza à redução do abandono animal e à proliferação de animais vadios e errantes, promovendo uma resposta efectiva às necessidades do concelho.

A informação foi prestada na reunião de Câmara realizada no passado dia 23 pelo vereador Ricardo Rato (PSD), que respondia a uma questão colocada pelo PS sobre se a autarquia estaria a ponderar, à semelhança do que acontece na Chamusca, alargar campanhas de esterilização aos animais de companhia domésticos, como cães e gatos.

Segundo referiu o vereador, a prioridade do executivo, neste momento, é actuar nos animais de rua e nos que estão no canil municipal e da Associação Scalabitana de Protecção Animal (ASPA).

Os técnicos da autarquia estão a trabalhar em conjunto com a ASPA e outros grupos informais que cuidam de animais abandonados sendo um dos projectos em estudo a criação de apoios às famílias carenciadas que têm animais de companhia.

O objectivo destas medidas é controlar a população de animais errantes e eliminar o recurso à eutanásia. A Lei 27/2016 veio proibir o abate de animais errantes como forma de controlo populacional e deu um prazo de dois anos para a adaptação dos municípios ao novo procedimento legal, responsabilizando as autarquias pelo controlo do processo de esterilização.

Leia também...

Terra tremeu em Portugal com sismo de 5.3 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na…

Cartaxo celebra Dia do Armistício

O Município do Cartaxo assinalou ontem o 101.º aniversário do Dia do…

Cadastrado detido por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida em Almeirim

Um homem de 35 anos foi detido pela GNR por tráfico de…

Novo troço da Circular Urbana de Almeirim abriu esta manhã ao trânsito

Um novo troço da Avenida Prof. José Sousa Gomes, Circular Urbana de…