A “Estratégia para o Turismo 2021-2026: Diferenciar Coruche”, apresentada no Observatório do Sobreiro e da Cortiça a 9 de Dezembro de 2021, mereceu destaque como boa prática na última edição (Outubro de 2022) da newsletter da Organização Mundial do Turismo (OMT). A publicação, de difusão global pelo sector turístico e por mais de 500 membros da OMT, sublinha a abordagem inovadora do trabalho desenvolvido pelo Município de Coruche com o apoio do IPDT – Turismo e Consultoria, em particular no que respeita ao foco dado aos residentes enquanto barómetro de validação do sucesso do destino e à aposta estratégica em 12 recursos específicos que só em Coruche podem ser vivenciados em plenitude.

A nova estratégia para o turismo “Diferenciar Coruche”, apresentada no final de 2021, posiciona o território do Concelho como um “Destino Panorâmico”, valorizando a sua paisagem natural e uma visão de desenvolvimento turístico sustentada em elementos fundamentais do ecossistema turístico pós-pandemia: um turismo mais positivo, mais sustentável, mais benéfico para o território e para as suas comunidades.

Realizada em estreita cooperação com os agentes económicos ao longo de meses, a nova estratégia propõe uma abordagem inovadora cujos processos de planificação e decisão têm como barómetro de sucesso turístico as percepções da população local, definindo o desenvolvimento do destino com base nos seus activos diferenciadores e num turismo que contribui transversalmente para o desenvolvimento territorial.

Constatando a nova realidade estratégica do Turismo de Coruche, a OMT destaca o trabalho desenvolvido pelo Município na sua newsletter mensal de Outubro, que revela, efectivamente, uma abordagem de desenvolvimento sustentado do destino que vai muito além da súmula de métricas, estatísticas e dados quantitativos como dormidas ou proveitos. Também a aposta estratégica em 12 recursos objectiva alvos muito específicos de diferenciação das propostas das empresas.

O artigo da OMT refere que «a primeira grande decisão do Município passou pela aposta na valorização de activos e recursos onde o destino tem claras vantagens diferenciadoras, activos que se complementam para criar experiências turísticas mais enriquecedoras e completas. Do prisma económico, o crescimento turístico de Coruche está previsto “actuar ao longo de toda a linha de desenvolvimento territorial do Concelho, contribuindo activamente para a sustentabilidade ambiental, cultural, social e económica”.

A OMT exalta ainda a visão do Município, que assume objectivos estratégicos «baseados no nível de satisfação e ganho da comunidade local e dos agentes económicos com os impactos que o turismo gera». Aquando da apresentação dos planos em Dezembro de 2021, Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche, afirmou a relevância da estratégia “Diferenciar Coruche” como “um marco para o Município, que irá estruturar o trabalho a desenvolver pelos sectores público e privado nos próximos cinco anos”.

Coruche, refúgio na natureza à saída de Lisboa, repleto de paisagens naturais vivas e protegidas que combinam o montado de sobro, a lezíria e o Sorraia, configura, indiscutivelmente, um modelo apoiado em padrões de tranquilidade, sustentabilidade e descongestionamento, por oposição a modelos urbanos saturados em territórios de proximidade estratégica.

Às portas de Lisboa, mas longe de lógicas suburbanas menos seguras e menos dotadas de qualidade de vida, Coruche oferece oportunidades e liberdade de escolha proporcionadas pelo dinamismo urbano dos seus espaços públicos, mas fá-lo com toda a qualidade de vida propiciada pela fruição panorâmica da natureza conservada, em tranquilidade, segurança e desafogo.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.