No Hospital Distrital de Santarém (HDS) agora é possível realizar exames de ressonância magnética (RM) fetal.

Segundo Isabel Sapeira, diretora do Serviço de Radiologia, a RM fetal é uma técnica de imagem diagnóstica complementar à ecografia fetal, utilizada em contextos específicos. “Apesar de relativamente pouco frequentes, existem situações particulares em que a realização de RM fetal permite aumentar a sensibilidade e especificidade no diagnóstico de malformações/lesões do feto”, explica.

A médica acrescenta que a RM fetal possibilita imagens detalhadas do feto em desenvolvimento, permitindo o estudo rigoroso do cérebro, coluna vertebral, tórax, abdómen e pélvis.

Quanto às indicações para a realização de RM fetal, Isabel Sapeira explica que as mais frequentes são o esclarecimento de imagens duvidosas na ecografia, ventriculomegália, anomalias da fossa posterior, alterações do corpo caloso, suspeita de lesões encefálicas, complicações na gravidez gemelar antes ou após procedimentos médicos intrauterinos, espinha bífida, hérnias diafragmáticas, malformações pulmonares, atresias esofágicas, entre outras.

De acordo com a directora do Serviço de Imagiologia do HDS, o exame é habitualmente realizado durante os 2.º e 3.º trimestre de gravidez, não implicando qualquer risco para a grávida ou para o feto.

No HDS existe uma equipa com formação específica nesta área, composta por um médico neurorradiologista (Marcos Gil da Veiga) e por técnicos de radiologia que receberam formação específica na realização destes exames (Ricardo Rodrigues, Luís Domingos, Diogo Madaleno e Ana Margarida Quadrado).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.