No âmbito das actividades das praxes académicas, cerca de 150 estudantes das Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), realizaram durante a tarde de quarta-feira, 16 de Outubro, uma limpeza na mata municipal em Santarém, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

Ricardo Rato salienta que “com este tipo de desafios aos estudantes, fica demonstrado que a praxe pode cada vez mais ser orientada para união, solidariedade, diversão e acima de tudo sinónimo de responsabilidade social, esperando que futuramente se repitam este tipo de práticas”.

A iniciativa foi organizada pelas Comissões de Praxe das Escolas Superiores, em colaboração com o Município de Santarém e com o Bricomarché, que cedeu várias ferramentas aos estudantes para desempenharem as diferentes tarefas.

Neste dia solidário, os estudantes muniram-se de luvas, ancinhos, enxadas, pás, serrotes, entre outras ferramentas e meteram mãos à obra. Realizaram várias acções em prol da comunidade, com a limpeza dos espaços, pequenos arranjos e a plantação de alguma vegetação.

Este tipo de praxes pretende ser uma alternativa às praxes tradicionais, ao contribuir para a integração dos novos alunos e desenvolver o espírito solidário inerente aos valores de responsabilidade social, sensibilizando e alertando, para a importância deste tipo de práticas na sociedade.

Leia também...

Greve dos Trabalhadores não docentes marcada para dia 29 de Novembro

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais marcou esta segunda-feira, 11 de Novembro, uma greve nacional dos trabalhadores não…

Casa dos Cubos acolhe Centro de Estudos em Fotografia do Politécnico

A Casa dos Cubos, em Tomar, vai acolher o Centro de Estudos em Fotografia, no âmbito de um protocolo celebrado entre o município e…

Rede de serviços de transporte reforçada no Médio Tejo com arranque do ano lectivo

A rede de serviços de transportes públicos vai ser reforçada na região do Médio Tejo a partir de segunda-feira com o início do novo…

Morreu o padre João Monte e Freitas, pároco de Asseiceira, Tomar

O padre João Forjaz do Monte e Freitas morreu aos 79 anos, vítima de doença pulmonar, na passada quinta-feira, 3 de Outubro, na casa…