O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realiza, desde o passado mês de Junho, angiografia por tomografia computorizada (AngioTC) cardíaca, um trabalho conjunto entre os serviços de Imagiologia e Cardiologia.

Segundo Isabel Sapeira, directora do Serviço de Imagiologia, o referido exame é o “mais sensível para exclusão de doença coronária”.

“Este é um exame de diagnóstico não invasivo e com relevância crescente dada a marcada evolução tecnológica e científica na área sendo, actualmente, o exame mais sensível para exclusão de doença coronária”, acrescenta.

Nuno Craveiro, interno da especialidade de Cardiologia do HDS, explica que “esta técnica permite a avaliação célere e eficaz da anatomia cardíaca com especial interesse na avaliação da anatomia coronária e lesões ateroscleróticas associadas”. Adicionalmente, “possibilita a avaliação funcional em casos seleccionados e a avaliação do cálcio coronário e valvular”.

A disponibilidade desta técnica permite ao HDS tornar-se independente na realização deste exame complementar de diagnóstico, levando a um aumento na eficiência e avaliação da doença coronária ao facilitar o diagnóstico.

Por outro lado, irá também evitar a realização deste exame em regime extra-hospitalar e extra Serviço Nacional de Saúde com benefício inequívoco para os doentes em termos financeiros, de comodidade e de segurança.

“Através do trabalho de equipa, multidisciplinar, entre as especialidades de Imagiologia e Cardiologia, equipa de enfermagem e técnicos de diagnóstico e terapêutica, será possível prestar os melhores e mais recentes avanços em termos de avaliação diagnóstica cardíaca por imagem no HDS”, destaca Nuno Craveiro.

Esta evolução vem na sequência da aquisição para o Serviço de Imagiologia no início de 2018 de mais outro equipamento de tomografia computorizada (TC) que permite a realização de exames mais diferenciados com consequentes melhores resultados clínicos nas áreas de Radiologia, Cardiologia e Neurorradiologia. Investimento este que se insere num plano de modernização em tecnologia clínica que tem vindo a ser desenvolvido no Hospital.

Leia também...

ULS Médio Tejo com orçamento de 203 ME e 32 medidas prioritárias para 2024 

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo apresentou hoje um…

Crianças da Chamusca recebem kit de saúde oral

O Município da Chamusca e a Farmácia da Terra ofereceram 368 kits…
Foto ilustrativa

Utentes dizem que nova Unidade Local de Saúde trouxe ganhos ao Médio Tejo 

Os utentes da saúde do Médio Tejo (CUMST) elogiaram ontem os resultados…

Psiquiatria do Hospital de Santarém promove “oficinas de cozinha” para utentes

O serviço de psiquiatria do Hospital de Santarém apresentou esta quinta-feira, 18…