As exéquias da ex-administradora do Jornal Correio do Ribatejo, Teresa Lopes Moreira, falecida na passada segunda-feira, dia 25 de Abril, realizam-se amanhã de manhã, sexta-feira, dia 29, com a urna a ser depositada no Jazigo de Família no Cemitério dos Capuchos, em Santarém, pelas 10:00.

A cerimónia religiosa representa o último Adeus à Docente, Académica e Historiadora que contribuiu, de forma decisiva, para a compreensão do passado recente da nossa história colectiva.

Com um percurso académico, profissional e cívico notável, Teresa Lopes Moreira, nascida a 23 de Setembro de 1964, na freguesia de Marvila, dedicou a sua vida ao ensino e a trazer uma nova luz sobre ‘As Memórias da Cidade’.

Filha de Alberto de Jesus Lopes e de Maria de Lourdes do Rosário Pedro Lopes, Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira, estudou em Santarém até à conclusão do 12.º ano, primeiro na Escola Primária do Salvador e depois na Escola Secundária “Sá da Bandeira”. Licenciou-se em História, pela Universidade Autónoma de Lisboa (1983-87), completou o Curso de Qualificação em Ciências da Educação, pela Universidade Aberta (1991-92), fez o Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001) e era formadora na área e domínio de História / História de Portugal (2003). Era Doutoranda em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese sobre “A Colonização do Piauí no Século XVIII”, sob a orientação do Prof. Dr. João Cosme (2004-06), e doutorou-se em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2014), onde defendeu a tese com o trabalho de investigação “Todos Têm Direito à Cultura”. A Dinâmica Cultural da Cidade de Santarém (1930-1959)”, sob a orientação do Prof. Dr. José Neves (2014).

A Doutora Teresa Lopes Moreira exercia funções docentes desde o ano de 1987, estando actualmente colocada no Agrupamento de Escolas “Sá da Bandeira”, em Santarém, tendo igualmente exercido funções de Chefe de Divisão do Património, Arquivos e Bibliotecas da Câmara Municipal de Santarém, em regime de comissão de serviço (2006-10), e integrava o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2012.

Entre a sua bibliografia destacam-se as obras “Todos Têm Direito à Cultura”. A Dinâmica Cultural da Cidade de Santarém (1930-1959)”, que resultou da sua tese de Doutoramento; “Os Pobres também são Gente”. Breve Reflexão sobre o Estado da Cultura em Santarém, Portugal,” publicado na OPSIS 12 (2012): pp. 269-280; “A Etiópia na Obra de Miguel de Castanhoso”, dissertação de Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2000; “Percursos de Manuel Ginestal Machado”, Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Manuel Ginestal Machado, Santarém, Círculo Cultural Scalabitano, 2005; e “As Memórias da Cidade de Santarém”, editado em 2018.

Muito sensível às questões culturais e sociais do nosso país, a Doutora Teresa Lopes Moreira integrou a Comissão Executiva para as Comemorações do Centenário do Nascimento de Manuel Ginestal Machado (2005), o projecto da candidatura da Cultura Avieira a património cultural imaterial, dinamizado pela Escola Superior de Educação de Santarém, e a Comissão Popular do 25 de Abril de Santarém, sendo ainda docente “pro bono” na UTIS – Universidade de Terceira Idade de Santarém.

A nossa estimada consócia e brilhante colaboradora Teresa Lopes Moreira faleceu em pleno dia 25 de Abril, o que não poderá deixar de ter, para nós, um profundo simbolismo, posto que esta amiga sempre pugnou pelas conquistas de Abril, na construção de um país livre e democrata, onde todos possamos conviver digna e solidariamente.

A Administração e os Colaboradores do “Correio do Ribatejo”, profundamente consternados por tão infausto desenlace, agradecem a todos quantos se lhes dirigiram a expressar a sua solidariedade nesta hora tão difícil.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…