O Exército Português reforçou a sua atividade no distrito de Santarém, no âmbito do apoio às autoridades civis e em coordenação com as Forças Armadas Portuguesas e demais entidades competente, no passado dia 01 de Fevereiro.

Segundo um comunicado enviado à redação do ‘Correio do Ribatejo’, as atividades abrangeram três municípios do distrito (Tomar, Ferreira do Zêzere e Ourém), com ações orientadas para o restabelecimento da mobilidade, reposição de serviços essenciais e reforço da segurança.

No município de Tomar foi destacado um grupo de comando e ligação, com o intuito de assegurar a ligação permanente ao município e ao sistema de proteção civil, consolidando o ponto de situação, priorizando necessidades e coordenando o emprego dos meios. Foi enviado um módulo de energia e iluminação para garantir a energia temporária e a iluminação de apoio a um lar, e enviadas três equipas de limpeza e desobstrução (com seis motosserras), para remover árvores e detritos, reabrir acessos e reduzir riscos imediatos. Foi destaca ainda uma patrulha de vigilância e discussão com o objetivo de “reforçar presença no terreno, dissuadir comportamentos oportunistas e sinalizar situações de risco às autoridades”, salienta.

Por sua vez, em Ferreira do Zêzere, foi destacado um grupo de comando e ligação, com o intuito de articular pedidos locais e garantir coordenação de tarefas e segurança das intervenções. Foram enviados também dois destacamentos de engenharia, para executar a remoção de obstáculos e realizar trabalhos de apoio à reabilitação de vias e acessos prioritários, e seis equipas de limpeza e desobstrução (com 12 motosserras) “de forma a libertar itinerários e áreas críticas para garantir transitabilidade”, explica.

Já em Ourém foram enviados dois pelotões (Comandos e Paraquedistas), para realizar ações de apoio no terreno em coordenação com o município, focadas em restabelecer condições de circulação e segurança, e distribuídos rádios satélite, “de forma a assegurar comunicações redundantes para comando e coordenação, em zonas com falhas de rede”, sublinha.

A nota informativa revela ainda que, no quadro do dispositivo global do dia 01 de Fevereiro, o Exército manteve 375 militares empenhados no terreno e 281 militares em prontidão, perfazendo 656 militares (empenhados + prontidão), em apoio às populações e às autoridades civis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

PSP recupera ouro e telemóvel furtados e identifica suspeitas

A Polícia de Segurança Pública apreendeu ouro e um telemóvel furtados e identificou duas suspeitas esta quinta-feira, 3 de Fevereiro, na cidade do Entroncamento.…

Constância investe 350 mil euros em obras de requalificação da zona ribeirinha

 A zona ribeirinha da vila de Constância, junto ao rio Zêzere, está a ser alvo de duas empreitadas de requalificação, um investimento global na…

Santarém é “Município Solidário com Vítimas de Violência Doméstica”

O Município de Santarém é um dos signatários no âmbito do Plano de Acção para a Prevenção e o Combate à Violência contra as…

Homem suspeito de burlas “olá pai, olá mãe” em prisão preventiva

O homem suspeito do crime de burla qualificada através do WhatsApp, usando as expressões “olá pai, olá mãe”, ficou hoje em prisão preventiva, afirmou…