foto ilustrativa

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu hoje que a exploração de patos Marinhave, em Benavente, acusada de maus tratos, está sem animais desde o início do mês e não voltará a ter autorização até à conclusão da investigação.

A SIC emitiu, esta segunda-feira, uma reportagem sobre a Marinhave, a maior exploração de patos da Península Ibérica, na qual são divulgadas imagens de patos recém-nascidos deitados no lixo, alguns vivos e outros mortos.

As imagens mostram também trabalhadores a agredir os animais na exploração.

“A DGAV encara estas situações com máxima gravidade e está a desenvolver todas as diligências necessárias para o cabal apuramento dos factos”, assegurou, em comunicado.

Esta exploração está sem animais desde 05 de setembro, na sequência da confirmação de um foco de gripe aviária.

Segundo a DGAV, só voltam a ser introduzidos novos animais na exploração após a conclusão das averiguações em curso “e desde que esteja comprovado o cumprimento integral das exigências legais em matéria de bem-estar animal e biossegurança”.

Em marcha estão ações inspetivas complementares para a recolha de informação técnica, de modo a avaliar as situações denunciadas.

Caso se confirmem, vão ser aplicadas sanções, como processos contraordenacionais.

“A DGAV reafirma o seu compromisso com o cumprimento rigoroso da legislação nacional e europeia em matéria de bem-estar animal, com a proteção da saúde pública e com a defesa da confiança dos cidadãos”, concluiu.

A Lusa contactou a Marinhave e aguarda uma resposta.

Leia também...

Greve de enfermeiros em Vila Franca de Xira com “adesão expressiva” no bloco operatório 

A greve dos enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira regista “uma adesão expressiva” no bloco operatório, informou hoje Unidade Local de Saúde,…

Município de Santarém aumenta apoio anual aos Ranchos Folclóricos membros efectivos da Federação do Folclore Português

No âmbito do Acordo de Colaboração aos Ranchos Folclóricos do Concelho, o Município de Santarém aumentou 500 euros no apoio a cada um dos…

Médio Tejo compromete-se a promover a sustentabilidade ambiental

Os 11 municípios do Médio Tejo, instituições e empresas da região comprometeram-se hoje a impulsionar “soluções eficazes nos domínios ambiental, social e de governança”…

Apoio a peregrinos de Fátima começa na sexta-feira

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje medidas de proteção e apoio aos peregrinos de Fátima, a partir de sexta-feira e até 13 de…