Foto de arquivo
Foto de arquivo

A exposição temporária “A tiragem da cortiça: antes e depois” abre portas esta terça-feira, dia 1 de Junho, pelas 18h00, no Núcleo Rural de Coruche, e estará patente até 31 de Maio de 2022.

A mostra é organizada pelo Núcleo Rural de Coruche, em parceria com o consórcio EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, e aborda as práticas e o saber-fazer associados à tiragem da cortiça como parte do vasto património cultural imaterial da comunidade coruchense.

Interpretando essa realidade, a exposição surge na sequência do processo para a inclusão da tiragem da cortiça em Coruche no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, numa perspectiva mais ampla, alinha também o Núcleo Rural de Coruche com a visão estratégica do Município face à fileira da cortiça no século XXI.

Recorde-se, por fim, que o Município de Coruche candidatou a actividade da tiragem da cortiça ao Inventário Nacional do Património Cultural imaterial e aguarda a sua apreciação.

Leia também...

VÍDEO | Feira de Outono na Misericórdia de Santarém

A última sexta-feira do mês de Outubro é sinónimo de festa nos Claustros da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. A edição deste ano…

Vila de Pernes lança Rotas Culturais e de Natureza

As Rotas Culturais e de Natureza de Pernes são apresentadas ao público nos dias 25 e 26 de Julho, numa organização do Sítio Medieval…

Convento de Cristo acolheu apresentação de publicação dedicada ao Património Mundial na Região de Lisboa e Vale do Tejo

O livro resulta da parceria entre a CCDR LVT, I.P e a MMP, E.P.E, e pretende destacar o património classificado pela UNESCO na Região…

Caminhada Medieval Infantil esta manhã no Cortes & Lendas

Crianças e suas Famílias participaram esta manhã, dia 3 de Julho, na Caminhada Medieval Infantil, integrada nas Cortes & Lendas de Santarém. A maioria…