Foto de arquivo
Foto de arquivo

A exposição temporária “A tiragem da cortiça: antes e depois” abre portas esta terça-feira, dia 1 de Junho, pelas 18h00, no Núcleo Rural de Coruche, e estará patente até 31 de Maio de 2022.

A mostra é organizada pelo Núcleo Rural de Coruche, em parceria com o consórcio EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, e aborda as práticas e o saber-fazer associados à tiragem da cortiça como parte do vasto património cultural imaterial da comunidade coruchense.

Interpretando essa realidade, a exposição surge na sequência do processo para a inclusão da tiragem da cortiça em Coruche no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, numa perspectiva mais ampla, alinha também o Núcleo Rural de Coruche com a visão estratégica do Município face à fileira da cortiça no século XXI.

Recorde-se, por fim, que o Município de Coruche candidatou a actividade da tiragem da cortiça ao Inventário Nacional do Património Cultural imaterial e aguarda a sua apreciação.

Leia também...

Festival Guitarra d’Alma junta guitarra portuguesa a outros instrumentos em Almeirim

A sexta edição do Festival Guitarra d’Alma, que tem por mentor o guitarrista Custódio Castelo, prossegue no próximo fim-de-semana com dois concertos, nas freguesias…

Centro Cultural do Entroncamento recebe Concerto de Natal “Hino de Amor”

No próximo dia 15 de Dezembro, pelas 21h30, o Centro Cultural recebe o Concerto de Natal “Hino de Amor”, inspirado no poema de João…

Festival Celestino Graça em Santarém de 3 a 9 de Setembro

O Festival “Celestino Graça” – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo decorre em Santarém entre os dias 3 e 9…

Autarquia promove projecto para valorização ambiental e identitária de Valada

A freguesia ribeirinha de Valada, no concelho do Cartaxo, vai ser alvo de um projecto de valorização ambiental e identitária, em colaboração com as…