Foto de arquivo
Foto de arquivo

A exposição temporária “A tiragem da cortiça: antes e depois” abre portas esta terça-feira, dia 1 de Junho, pelas 18h00, no Núcleo Rural de Coruche, e estará patente até 31 de Maio de 2022.

A mostra é organizada pelo Núcleo Rural de Coruche, em parceria com o consórcio EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, e aborda as práticas e o saber-fazer associados à tiragem da cortiça como parte do vasto património cultural imaterial da comunidade coruchense.

Interpretando essa realidade, a exposição surge na sequência do processo para a inclusão da tiragem da cortiça em Coruche no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, numa perspectiva mais ampla, alinha também o Núcleo Rural de Coruche com a visão estratégica do Município face à fileira da cortiça no século XXI.

Recorde-se, por fim, que o Município de Coruche candidatou a actividade da tiragem da cortiça ao Inventário Nacional do Património Cultural imaterial e aguarda a sua apreciação.

Leia também...

Tagus Big Band estreiam-se em concerto na Chamusca

O Cineteatro da Chamusca recebe, no próximo dia 20 de Dezembro, o concerto de estreia da Tagus Big Band. Este novo projecto musical surgiu,…

O ‘confinamento criativo de ’Pedro Canavarro deu um livro

Cerca de um ano após o lançamento da sua biografia, Pedro Canavarro lançou, na passada quinta-feira, dia 10, uma nova obra intitulada “Liberdade em…

Tiragem da cortiça em Coruche inscrita como Património Cultural Imaterial

A tiragem da cortiça no concelho de Coruche foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo anúncio hoje publicado no Diário da…

Bispo de Viseu preside à peregrinação internacional de Junho em Fátima

O bispo de Viseu, António Luciano, vai presidir a Peregrinação Internacional Aniversária de Junho, que assinala a segunda aparição de Nossa Senhora de Fátima…