O centenário da construção da Capelinha das Aparições, em Fátima, vai ser assinalado com a exposição temporária “CAPELA-MÚNDI”, a inaugurar no dia 01 de Dezembro, anunciou hoje o Santuário de Fátima.

Segundo o santuário, a exposição que “procura ler a Capelinha das Aparições como o coração do Santuário”, será inaugurada no dia 01 de Dezembro, às 14:30, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

A mostra, composta por nove núcleos, “assenta numa aturada pesquisa histórica que procura ler a Capelinha das Aparições como um dos mais importantes ícones do Santuário de Fátima”, refere a fonte.

A exposição “CAPELA-MÚNDI” abordará temáticas como a construção da capela, os protagonistas que lhe estão ligados, a dinamitação de 1922 e a carga simbólica que lhe está associada.

As temáticas “serão tratadas através da linguagem da museologia, recorrendo a peças de valor histórico e artístico, não só do espólio do Museu do Santuário de Fátima como de outras instituições museológicas, incluindo museus, bibliotecas e palácios do Estado Português e de museus e arquivos da Igreja Católica”, indica o Santuário no comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Ainda de acordo com a nota, também diferentes organismos eclesiais (paróquias, congregações religiosas, confrarias e dioceses do país e de Espanha) cederam peças para a exposição, “o que proporcionará uma experiência que se pretende a um tempo de formação e de fruição estética”.

Com a realização da mostra, os promotores pretendem levar os peregrinos a percorrer o espaço expositivo “procurando dar-lhes chaves de leitura sobre como uma pequena capela branca se pode tornar no centro das atenções de uma boa parte da humanidade”.

“Por ter sido construída a partir de um desejo que os Pastorinhos de Fátima asseguram ter sido transmitido pela Virgem Maria, pela iniciativa popular, este pequeno templo, de traça vernacular, é considerado o coração do Santuário de Fátima, e é ao seu redor que têm lugar as mais íntimas manifestações de fé dos peregrinos da Cova da Iria”, lê-se.

A exposição temporária comemorativa do centenário da construção da Capelinha das Aparições estará patente ao público até 15 de outubro de 2019, diariamente entre as 09:00 e as 18:00.

O Museu do Santuário de Fátima assegurará visitas guiadas aos sábados, entre as 11:30 e as 12:15 e as 15:30 e as 16:15.

Na primeira quarta-feira de cada mês, entre os meses de maio e de outubro, serão também realizadas visitas temáticas, segundo a fonte.

A sétima exposição temporária desenvolvida pelo Museu do Santuário é comissariada pelo seu diretor, Marco Daniel Duarte, e tem conceção arquitetónica de Joana Delgado e ‘design’ de Inês do Carmo.

Leia também...

“A escrita pode mover montanhas”

Com o olhar atento ao mistério de reprodução da vida no âmago da natureza, os seus ciclos repetidos, “No Tempo Lento”, obra de estreia…

Município de Azambuja lançou programa de educação socioemocional nos Agrupamentos de Escolas do Concelho

O Município de Azambuja lançou, no ano letivo 2022/2023, nos três Agrupamentos de Escolas do Concelho, um programa criativo e lúdico de educação socioemocional,…

Santarém inaugura iluminação de Natal com fogo de artifício

Pouco passava das 18 horas quando as luzes de Natal foram ligadas junto ao Largo do Seminário, em Santarém, pelo presidente da Câmara de…

Salão Elaine Torres e Ajuda de Mãe unem-se em ação solidária de Natal

O Salão Elaine Torres juntou-se à Ajuda de Mãe para apoiar mães e bebés em situação vulnerável. A iniciativa, organizada pelo Salão Elaine Torres,…