SONY DSC

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, recebe, a partir de sábado, a exposição de ilustração científica “Ciência & Arte no Montado”, assinalando o primeiro aniversário da Associação Científica para o Desenvolvimento Sustentável e a Conservação da Biodiversidade.

Com assinatura da artista e bióloga Shirley van der Horst, as ilustrações “representam a metáfora de ‘conhecer a natureza por fora e por dentro’, ou seja, ir além do que os olhos conseguem ver”, afirma uma nota da Câmara de Coruche, cofundadora da associação.

“A exposição remete para o elevado valor natural do montado e para os serviços dos ecossistemas prestados pela fauna de vertebrados”, afirma o município, que destaca a coruja-do-mato, “por ser uma espécie emblemática do montado e pela ligação cultural de Coruche às aves de rapina nocturnas”.

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça, que comemora 10 anos de existência, tem ainda patente a exposição “Cork – New Uses in Architecture”, resultante de um workshop internacional focado no uso da cortiça como um material de construção de arquitectura, promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, em parceria com o município de Coruche (Santarém), entre outras entidades, acrescenta.

Leia também...

Tomar prepara com “entusiasmo” candidatura da Festa dos Tabuleiros a Património Imaterial da Humanidade

A festa dos Tabuleiros, em Tomar, apresentou no dia 31 de Julho, o inventário científico para integrar o Património Cultural Imaterial (PCI) nacional, sendo…

Borboletário Tropical com visitas nocturnas gratuitas

O Borboletário Tropical do Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, vai assinalar o seu 6.º aniversário com visitas nocturnas gratuitas ao equipamento e…

‘O Ribatejo na Cidade’ marca o arranque de mais uma Feira em Santarém

Começa hoje mais uma edição da Feira Nacional de Agricultura e Feira do Ribatejo em Santarém. No ano quem que há mais Ribatejo na…

Exposição na Biblioteca Nacional celebra Ruy Belo com selecção de espólio doado

A exposição “Inesgotável Rosto”, na Biblioteca Nacional (BNP), em Lisboa, vai celebrar o poeta Ruy Belo (1933-1978), incluindo uma selecção do espólio do escritor…