As 13 bibliotecas públicas do Médio Tejo inauguram na sexta-feira, 22 de Fevereiro, a exposição “Florestas para o Futuro”, mostra que vai decorrer em simultâneo nos municípios da região abordando os incêndios florestais, alterações climáticas e sustentabilidade.

A exposição, que começa por ser inaugurada em Ferreira do Zêzere, às 10:00, é composta por 20 painéis que pretendem “homenagear as vítimas dos incêndios de 2017”, e ainda “dar voz às preocupações quotidianas das comunidades, sistematizar e disponibilizar a informação publicada na imprensa sobre a problemática dos incêndios”, contribuindo para o “intercâmbio dessa informação e para a construção de conhecimento” sobre o assunto.

Em nota de imprensa, os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei, com o envolvimento do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Municipais do Médio Tejo, justificam a mostra pública simultânea referindo que este é “um assunto que diz respeito a todos”.

É ainda objectivo desta mostra fomentar uma “reflexão abrangente sobre o tema dos incêndios florestais” e contribuir para a “formação da consciência crítica dos cidadãos e das comunidades”, sensibilizando as populações para a necessidade de “assumirem a prevenção como tarefa de todos e contribuírem para a persecução dos 17 objectivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, pode ler-se na mesma nota.

Leia também...

Reserva Natural do Paul do Boquilobo passa a ser gerida em modelo de co-gestão

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo passa a ser gerida pelos…

Associação Zero lamenta indeferimento de providência sobre deposição de lamas em Ródão

A associação ambientalista Zero afirmou hoje “lamentar” a decisão do Tribunal de…

Passeio interpretativo nos 40 anos da Reserva Natural Paul do Boquilobo

O município de Torres Novas vai promover no domingo, 28 de Junho,…
Foto de arquivo

Partido Ecologista Os Verdes alerta para degradação ecológica do Tejo

Uma comitiva do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) colocou uma bandeira negra…