Exposição “Lezíria Escola Eficiente” na Casa do Ambiente promove sensibilização para a redução do consumo eléctrico

A Exposição “Lezíria Escola Eficiente” está patente na Casa do Ambiente em Santarém, de 10 a 28 de Setembro, de segunda à sexta-feira, das 14h00 às 16h30. Uma mostra que resulta do trabalho desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade (EMAS) da Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC), que envolveu 23 escolas, 1850 alunos e 108 professores, dos Municípios da Lezíria do Tejo.

Este projecto teve como objectivo “sensibilizar a comunidade escolar para a adopção de comportamentos de promoção da eficiência energética e monitorizar o consumo de energia eléctrica. Para a sua concretização foi instalado o software didáctico ENEREscolas (vídeos, jogos) dinamizado por um professor externo e um sistema de gestão de consumo de energia em cada escola para monitorização e comunicação de alertas aos técnicos dos municípios”.

Assim, durante o ano lectivo 2017/2018, a comunidade escolar de cada estabelecimento de ensino trabalhou o tema das Alterações Climáticas/Eficiência Energética. Em cada período foi lançado um Desafio: Quiz de energia”; “A viagem do tomate – da semente à polpa”; “Jogo da poupança” e “Pegada energética” e os trabalhos realizados foram a concurso entre os 23 estabelecimentos de ensino. No concelho de Santarém participaram o Centro Escolar de Alcanede, Centro Escolar do Sacapeito, Centro Escolar Salgueiro Maia e Escola Básica do 1.º Ciclo / Jardim de Infância de São Domingos.

PUBLICIDADE

Foi atribuído o título de “Lezíria Escola Eficiente” às três escolas que obtiveram maior pontuação, resultante do somatório dos pontos dos Desafios e da redução de consumo eléctrico alcançado na escola. Em 1.º Lugar ficou o Centro Escolar do Sacapeito (Santarém) em 2.º Lugar a EB1 / JI São Domingos (Santarém) e em 3.º Lugar o Centro Escolar de Alcoentre (Azambuja).

PUBLICIDADE
info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS