H20, Associação de jovens de Arrouquelas, recebe 180 jovens de todo o mundo neste Verão

A “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas, tem a decorrer vários projectos de mobilidade internacional no âmbito do Programa ERASMUS + Juventude em Acção, a realizar em Arrouquelas, durante este verão, que irão envolver 180 jovens de vários países europeus, Correia do Sul e Taiwan, a decorrer na aldeia de Arrouquelas, uma freguesia de Rio Maior.

Ao longo de 22 anos de actividade da organização juvenil, a mesma tem demostrado grande dinamismo e intervenção com participação activa dos jovens do meio rural, sendo as suas actividades de grande impacto social junto da comunidade.

Nestes dias pode ser conformada a dinâmica de uma pequena aldeia ribatejana, que se torna assim este Verão na aldeia mais internacional de toda a Europa e centro da educação não formal. Pelas características da organização, composta por dirigentes voluntários, de uma pequena aldeia rural com pouco mais de 800 habitantes, pela actualidade dos temas dos projectos, é de grande importância para o projecto e para o movimento associativo juvenil do meio rural a realização destes programas, que encontram assim formas de participação e aprendizagem através da educação não formal, em causas tão nobres e importante com é a questão das florestas, e o trabalhar a atitude ambiental dos mais jovens com uma dimensão Europeia.

PUBLICIDADE

Os projectos a desenvolver este Verão são:

  • “No For radicalism” – uma formação Internacional, para desenvolver ferramentas de combate ao radicalismo, dentro da educação não formal, com a participação de 30 jovens de 12 organizações de 12 países europeus, que decorre de 28 de Junho a 07 de Julho;
  • “The Fores is our home” – um campo de trabalho Internacional, com vista a arranjos de caminhos, posto de vigia da floresta, vigilância da floresta, com a participação de 20 jovens de todo o mundo mais 10 jovens nacionais, que decorre de 18 a 29 de Julho;
  • ‘”My Green steps… through the forest”’ – um Intercâmbio Internacional de Jovens no âmbito do Programa ERASMUS + Juventude em Acção, onde o tema é a preservação da floresta, a realizar em Arrouquelas, de 05 a 15 de Agosto, com participação de 60 jovens europeus, provenientes de dez países e mais 15 jovens portugueses;
  • “Be active, be creative” – projecto social do SVE – Serviço Voluntário Europeu de um ano envolvendo seis  jovens de seis países europeus.

Este Verão Arrouquelas será o centro europeu da educação não formal, com jovens vindos de vários países para se envolverem em projectos com temas actuais. Projectos em que a responsabilidade total da organização é da “H2O”, com o apoio do programa ERASMUS+  e IPDJ.

Nos últimos 21 anos a “H2O” é referência a nível internacional pela qualidade do projectos de mobilidade Internacional que implementa, com toda a exigência e criatividade respeitando os valores Europeus.

A “H2O” é uma associação juvenil sem fins lucrativos, com sede na Freguesia de Arrouquelas, completa este ano 21 anos com os jovens e para os jovens. De forma empenhada, e num trabalho assente no voluntariado, todos os dirigentes são voluntários. Tem conseguido desenvolver actividades nas mais diversas áreas, na perspectiva da formação pessoal dos jovens e no desenvolvimento sócio-económico das comunidades rurais, nomeadamente da Freguesia de Arrouquelas. A forma de trabalho com os jovens, assente na sua responsabilização, na criatividade e iniciativa, tem mostrado que o caminho seguido é o certo, na prevenção de comportamentos desviantes nos jovens, para além de lhes proporcionar uma abertura de horizontes e oportunidades a vários níveis, no sentido de serem melhores cidadãos empenhados no desenvolvimento das suas comunidades.

PUBLICIDADE
info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS