A ideia de realizar a exposição “Mãos Cheias” no Hospital Distrital de Santarém (HDS) partiu de Carolina Nunes Coelho, médica interna da especialidade de Medicina Interna, e surgiu ainda antes da pandemia.

Conforme explica a autora do projecto, o objectivo passa por fazer o retracto das mãos de doentes idosos internados na Enfermaria de Medicina Interna, mostrando as mãos relacionadas com a clínica, “mas, sobretudo, consciencializar o público para a fragilidade e beleza escondida no envelhecimento”.

Segundo Carolina Nunes Coelho, a ideia surgiu “por notar que o doente idoso está muitas vezes sozinho no internamento” e, por outro lado, por saber que, “apesar da sua fragilidade, tem muito para dar e muitas histórias para contar”.

“As mãos dos idosos tanto transparecem a idade avançada, pelas rugas e as artroses, mas, simultaneamente, também representam muito a identidade da pessoa e são igualmente um veículo de comunicação, com o dar a mão ou o cumprimentar”, acrescenta a jovem médica.

“Quis aliar o gosto pessoal pela fotografia com a minha profissão e, simultaneamente, chamar a atenção para a temática da Geriatria. Pela sua complexidade, o doente idoso é, por excelência, de Medicina Interna, por ser uma especialidade que aborda o doente como um todo”, conta Carolina Nunes Coelho.

A preparação do projecto fotográfico teve início no final do ano de 2019, com a recolha das fotografias, tendo a inauguração acontecido a 1 de Outubro, data em que se assinalou o Dia Internacional do Idoso.

Leia também...
Foto de arquivo

Hospitais do Médio Tejo com 45 novos médicos internos

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem desde esta quinta-feira, 2…

Debate sobre “A Saúde Mental Pós Pandemia” em Samora Correia

Organização da Associação Social Amigos de Samora Correia.

“O SNS é uma conquista da democracia portuguesa que deve ser preservada e fortalecida”

A propósito dos 44 anos do Serviço Nacional de Saúde, que se…
Foto de arquivo

Mais de 30 urgências de várias especialidades com dificuldades até dia 18

Mais de 30 urgências de várias especialidades vão funcionar com limitações a…