A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) em Tramagal, concelho de Abrantes, vai retomar a produção automóvel em 4 de Maio, após a empresa ter colocado em ‘lay-off’ os 400 trabalhadores em 1 de Abril.

“Iremos retomar a normal produção no dia 4 de Maio e estamos a trabalhar nas medidas de segurança a implementar para assegurar a protecção da saúde de todos os trabalhadores”, disse hoje à Lusa fonte oficial da MFTE, questionada sobre o início da retoma de produção naquela fábrica instalada no parque industrial de Tramagal.

A fábrica da MFTE suspendeu a produção automóvel no dia 23 de Março, por duas semanas, medida que se prolongaria até 5 de Abril para prevenir a expansão da covid-19, tendo decidido colocar os cerca de 400 trabalhadores no dia 1 de Abril.

Em comunicado, a empresa instalada no concelho de Abrantes, maior exportadora do distrito do Santarém, informou na ocasião que, no seguimento da “decisão do Grupo Daimler de parar a produção na maior parte das suas unidades na Europa, a fábrica portuguesa decidiu suspender toda a actividade produtiva” a partir daquela data.

Por outro lado, acrescentava que o “encerramento de alguns fornecedores importantes também inviabiliza a continuação do normal funcionamento da cadeia de abastecimento” da MFTE, situação que se mantém até ao dia de hoje.

O ‘lay-off’ simplificado, que permite a redução temporária do período normal de trabalho ou a suspensão de contrato de trabalho, é uma das medidas excepcionais aprovadas pelo Governo para manutenção dos postos de trabalho no âmbito da crise causada pela pandemia de covid-19.

Através do mecanismo ‘lay-off’, os salários dos trabalhadores são em parte suportados pelo Estado, evitando que as empresas façam despedimentos.

A fábrica da MFTE em Tramagal é o centro de produção da FUSO na Europa e emprega cerca de 400 trabalhadores directos, integrando a Daimler Truck, a maior construtora mundial de veículos pesados.

Em 2019, fabricou 11.036 veículos Canter, sendo mais de 90% para exportação para o mercado europeu e também para os Estados Unidos, Israel, Turquia e Marrocos.

A empresa facturou cerca de 222 milhões de euros em 2019.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…