Foto: Pedro Macedo

A peça “Fake”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, é o primeiro de quatro espectáculos produzidos ou co-produzidos pelo Teatro D. Maria II, que a partir de dia 17 vão passar por Bragança, Cartaxo, Portalegre e Portimão.

A digressão de espectáculos produzidos ou co-produzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII) por salas de diferentes cidades integra-se no projecto da Rede Eunice Ageas, uma parceria com municípios que queiram reforçar a oferta teatral de qualidade nas suas comunidades.

O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, o Centro Cultural do Cartaxo, o Teatro Municipal de Bragança e o Teatro Municipal de Portimão (o primeiro a integrar a rede) são os quatro teatros municipais que, actualmente, compõem a rede e que, ao longo da temporada 2020/2021, vão receber quatro espectáculos, o primeiro dos quais “Fake”, que tem estreia absoluta no Centro Cultural do Cartaxo, a 17 de Outubro.

De acordo com o TNDMII, até Junho de 2021, vão andar em digressão os espectáculos “Fake”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, que estará no D. Maria II, em Lisboa, entre 03 e 20 de Dezembro; “Off”, da companhia Mala Voadora, com direcção de Jorge Andrade, que será apresentado no D. Maria II em Janeiro e depois nos outros teatros; “Morte de um caixeiro viajante”, de Arthur Miller, com encenação Jorge Silva Melo, que se estreia a 04 de Fevereiro de 2021 no TNDMII antes de partir para as outras cidades da rede, em Abril; “Praça dos Heróis”, texto de Thomas Bernhard, com direcção artística David Pereira Bastos, que se estreia no D. Maria II a 25 de Fevereiro de 2021 e segue para circulação nacional em Maio.

“Fake” é um espectáculo que aborda a forma como o fenómeno da desinformação se tem propagado e como “tem tido um efeito transformador e muito negativo, naquilo que é a forma como nos organizamos e pensamos enquanto sociedade, com o impacto político e social e de mentalidades que esse fenómeno tem”, explicou o director artístico do TNDMII, Tiago Rodrigues, em entrevista à Lusa em 2019.

“É o tema que estes dois artistas quiseram trabalhar. Interessa-nos muito o trabalho artístico desta dupla de criadores, mas há também um trabalho de debate de reflexão sobre a sociedade” e, simultaneamente, a promoção da escrita de novos textos em português”, afirmou Tiago Rodrigues, numa altura em que a peça tinha estreia prevista para Março de 2020.

Leia também...

Homenagem a António Fragoso no III Encontro Internacional de Piano de Sardoal

Enquadrado no III Encontro Internacional de Piano de Sardoal, decorrerá no dia…

Ribeira de Santarém recebe Festival Nacional de Folclore “Rio Tejo” no dia 17 de Agosto

A Ribeira de Santarém recebe no próximo dia 17 de Agosto, o…

Festas de S. José regressam à cidade de Santarém entre 17 e 20 de Março (c/vídeo)

Concertos de Bárbara Bandeira, Átoa e a Orquestra Típica Scalabitana.

Salvaterra de Magos é o cenário de nova série da TVI

Salvaterra de Magos é o cenário de uma nova série televisiva que…