António Gomes Mendes, fundador do histórico Salão Modelo, faleceu aos 80 anos no passado dia 23 de Julho. O seu desaparecimento deixa um vazio profundo na malha humana e afectiva do Centro Histórico de Santarém, onde durante mais de meio século manteve aberta a porta da sua barbearia, na Rua Capelo e Ivens.
Natural de uma aldeia ribatejana, António Gomes Mendes começou a cortar cabelo aos 14 anos. Cumpriu o serviço militar como barbeiro no Exército e viria a especializar-se em cabeleireiro masculino numa escola profissional em Lisboa. Foi na capital que consolidou o ofício até, em 1971, tomar de trespasse um pequeno salão no coração da cidade de Santarém. Aí permaneceu ininterruptamente até ao fim da sua vida activa, sempre com os olhos postos no trabalho, nos clientes e na cidade que o acolheu.
Em entrevista ao Correio do Ribatejo, em 2021, por ocasião dos 50 anos do Salão Modelo, lamentava o declínio do movimento no centro da cidade, motivado pela saída progressiva de serviços públicos e pela desertificação comercial. “Isto tudo se modificou, a cidade e ainda mais o movimento de pessoas. Até a própria sociedade se foi modificando”, dizia, com lucidez. Ainda assim, não pensava em desistir. “Isto é a minha sobrevivência e não se deixa um estabelecimento com 50 anos assim de qualquer maneira”, afirmava com convicção.
Cortou o cabelo a várias gerações da mesma família. Pais, filhos e netos sentavam-se na cadeira giratória do seu salão, não apenas para um corte ou um aparar de barba, mas também para uma conversa, um desabafo ou uma partilha. Era nessa relação de proximidade, construída ao longo de décadas, que assentava a fidelidade da sua clientela.
Sobre os novos estilos e tendências, era pragmático: “Cada qual sabe de si. Há alguns estilos ou conceitos nos quais eu não encontro beleza nenhuma.” Preferia a discrição e a constância do gesto, o rigor da técnica e a arte que há num bom corte de cabelo. E valorizava acima de tudo a honestidade no ofício: “Estou cá há 50 anos e cá me vou governando, mantendo-me fiel aos meus clientes.”
O Salão Modelo é, para muitos, mais do que uma barbearia: é um ponto de encontro e de memória, uma presença firme numa cidade em transformação. No dia 13 de Setembro de 2021, celebrou meio século de actividade com bolo, um “beberete” e alegria partilhada com os clientes, a quem sempre soube retribuir com afecto e profissionalismo.
António Gomes Mendes era uma dessas figuras que, discretamente, ajudam a construir a identidade de um lugar. Homem de trabalho, de palavra directa e de fidelidade à cidade, será recordado como um símbolo da persistência e da dignidade de quem resiste, todos os dias, com tesoura na mão e orgulho no ofício.
Sua esposa participa que será celebrada missa, pelo seu eterno descanso amanhã, quarta-feira, dia 30, às 19h00, na igreja de S. Nicolau.