João Manuel Ramos Cotrim, natural de Santarém, onde nasceu a 3 de Abril de 1955, faleceu esta madrugada, dia 10 de Outubro, vítima de doença prolongada.
João Cotrim completou os seus estudos na antiga Escola Comercial e Industrial de Santarém e no Instituto Técnico de Lisboa, tendo exercido a profissão de professor de Educação Visual em diversos estabelecimentos de ensino, nomeadamente na Escola EB 1 + 2 Mem Ramires, de Santarém, onde se efectivou e cujo Conselho Directivo integrou durante alguns anos. Complementarmente exerceu também actividade profissional, como medidor orçamentista na firma António Jorge & Filhos, Lda. Trabalhou cerca de dez anos em Angola na área da construção civil.
Em criança ingressou nos Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas, de Santarém, dos quais fez parte como bailador, como músico e como director, sempre tendo evidenciado uma notável dedicação e competência, pelo que se constituiu como uma grande referência e um digno exemplo.
Igualmente integrou as Comissões Executivas do Festival Internacional de Folclore de Santarém (1977) e do Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo, de Santarém, desde 1995.
O seu infausto falecimento constitui uma perda notável para a Família enlutada e para os Grupos Infantil e Académico de Santarém, que tão profundamente choram a sua perda e reconhecem com profunda gratidão a colaboração sempre prestada.
O corpo estará em câmara ardente na Igreja de Almoster a partir das 14 horas de hoje, dia 10 de Outubro, e aí permanecerá até ao final da noite para a realização do Velório. Na próxima segunda-feira, dia 13 de Outubro, o corpo chegará ao Crematório de Santarém pelas 11.30 horas, tendo lugar a cremação às 13 horas. Agradecemos a Todos os que puderem que se associem à Família nesta circunstância de profunda dor.