José Manuel Roque, presidente do conselho de administração da Roques Vale do Tejo faleceu ontem, aos 79 anos de idade. Natural de Lisboa, onde estudou, desenvolveu toda a sua prestigiada carreira em Santarém, como empresário do ramo automóvel. Desde muito cedo iniciou o seu trabalho nos escritórios da antiga Camionagem Ribatejana, propriedade da família.
Membro da Assembleia Municipal de Santarém, a Câmara Municipal de Santarém distinguiu-o com o galardão “Cidadão Ilustre”, em 1993 e três anos mais tarde foi condecorado pelo Presidente da República francesa com o título de “Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito”.
Foi director da Confederação do Comércio Português (1979 e 1981 e em 1991 e 1992), presidente da Associação Nacional dos Concessionários Renault, vice-presidente da União Europeia dos Concessionários Renault de 1992 a 1995.
Com uma vida dedicada ao mundo empresarial, tendo fundado várias empresas, José Manuel Roque participou activamente na vida social da cidade de Santarém, no apoio a clubes e outras instituições culturais, recreativas e desportivas.
Nas redes sociais têm sido muitas as manifestações de pesar, nomeadamente dos Caixeiros que considera ser este “um dia triste para a cidade de Santarém”.
“Sua dedicação e amizade deixarão uma marca eterna na nossa cidade de Santarém e em todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Neste momento de tristeza, a direcção dos Caixeiros (GFEC) expressa as mais sinceras condolências à família enlutada, desejando-lhes muita força.”
Também o Rugby Clube de Santarém, através da “sua Direcção, atletas e ex-atletas, famílias e amigos, apresentar à família do Sr. José Manuel Roque as nossas condolências pelo seu falecimento (…). Pai, tio e avô de vários atletas do Clube, enaltecemos a sua inesquecível disponibilidade e simpatia, quando em vários momentos da nossa história, o seu nome e o das suas empresas, a nós estiveram intimamente ligados”.
José Manuel Roque está em câmara ardente desde as 15h00 deste domingo, no Convento de Santa Clara, em Santarém e o funeral realiza-se amanhã, segunda-feira, pelas 14h00.
A toda a família enlutada o Correio do Ribatejo endereça sentidos pêsames. Que descanse em paz.