O escritor Lima Rodrigues faleceu ontem, em Santarém, aos 91 anos de idade.

As exéquias fúnebres terão lugar amanhã, quinta-feira, pelas 9 horas, no crematório de Santarém.

Para Domingos Cabral, amigo de longa data, ficou clara a versatilidade do escritor, com uma vida preenchida, dedicada aos livros e à leitura, mas também aos jornais e ao desporto.

Lima Rodrigues nasceu em Torres Vedras, foi desportista, destacando-se no atletismo, futebol e sobretudo no hóquei em patins, chegando a guarda-redes da Selecção Distrital. Nesta modalidade teve uma carreira longa, que terminou nos Belenenses, aos 40 anos.

Foi contabilista, editor-livreiro (Galeria Panorama), crítico literário, proprietário e director de Revista, coleccionador e negociante de antiguidades, director de Jornal, produtor pecuário, membro de uma Organização Defensora da Paz Mundial, que o levou a viajar por vários países.

“Escreveu o primeiro conto aos 10 anos, que foi publicado aos 12. Nos fins da década de 50, recomeça a escrever. E muito, com intensidade, em jornais, revistas, para programas de rádio, lembrou Domingos Cabral, com quem Lima Rodrigues, juntamente com Celestino Santos, Oliveira Beja e Ramiro Pires, funda, em Santarém, a Tertúlia Policial Ribatejana, “a primeira das muitas que nos anos subsequentes vieram a ser criadas por todo o país” e que tinha sede em sua casa.

Nos anos de 1960, 61 e 62 conquistou o 1.º prémio na modalidade de Conto, no popular programa de Rádio, denominado “V Programa”, de que o não menos popular Inspector Varatojo foi responsável, durante 25 anos, na Emissora Nacional.

Entre muitas outras facetas, Lima Rodrigues criou a Editorial Panorama onde editou “muitas centenas de livros, em várias colecções, das mais diversas temáticas”. E, também, a Galeria Panorama, onde expuseram muitos e conceituados artistas, e que registou a particularidade de ser a primeira a possuir um bar nas suas instalações, frequentado por figuras gradas da nossa literatura como Natália Correia, Dórdio Guimarães, José Carlos Ary dos Santos, entre outros.

Criou a Tertúlia do Livro, iniciativa editorial de mérito que editava preciosidades bibliográficas, apenas destinadas a assinantes. Foi director do Jornal do Oeste, de Rio Maior, cujo título era, ainda hoje, de sua propriedade.

O contista foi ainda um assíduo colaborador da antiga Página ‘Correio Policial’ do Correio do Ribatejo.

Benemérito e altruísta

Em 2019, Lima Rodrigues lançou o seu último livro, intitulado ‘A Casa Queimada’. A sessão decorreu na biblioteca da Póvoa de Santarém, durante a qual Lima Rodrigues deixou um pedido: “Só quero que estimem os meus livros e que os leiam”. Foi desta forma que Lima Rodrigues agradeceu, de forma emocionada, a homenagem que foi alvo, pela União de Freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Póvoa de Santarém que decidiu dar o nome do escritor à biblioteca da instituição.

Lima Rodrigues, natural de Torres Vedras, mas há muitos anos residente em Santarém, sempre manifestou uma enorme paixão pela escrita policial, com centenas de contos publicados.

Revelando a sua paixão pela escrita, destacam-se os momentos de inspiração que o levavam a escrever em guardanapos, no café ou à mesa no restaurante, para não perder uma ideia. “Quem se alimenta dos sonhos envelhece mais tarde”, observou, em 2019.

A biblioteca da Póvoa de Santarém conta com cerca de cinco mil volumes doados por Lima Rodrigues e que constituem cerca de 80 por cento do seu acervo.

Leia também...
Foto de Arquivo

Milhares esperados em Fátima para última grande peregrinação do ano

Milhares de católicos são esperados na quinta e na sexta-feira em Fátima,…
Foto de Arquivo

Um morto e dois feridos graves em explosão no Campo Militar de Santa Margarida

A explosão ocorrida hoje no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância,…

São Vicente do Paúl e Vale de Figueira dizem “não aos assaltos” na união de freguesias

A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de…

Lei que pune com coimas atirar beatas para o chão publicada hoje

A lei que aprova medidas para recolha e tratamento dos resíduos de…