Maria Fernanda Barata, colaboradora de há quase três décadas do Correio do Ribatejo, onde assinava a sua coluna ‘Baú de Recordações’, faleceu no passado domingo, em Leiria, cidade onde residia.

Maria Fernanda Soares Henriques Barata, nasceu em Abrã, concelho de Santarém, sendo filha do Professor Albertino Henriques Barata e de Porfíria Soares Ferreira Barata.

Viveu em Abrã até aos dez anos de idade, indo depois para Santarém, onde estudou no Liceu e no Colégio Andaluz. Frequentou a Escola do Magistério Primário, em Lisboa, exerceu o Magistério nos concelhos de Santarém e Leiria, cidade onde se fixou pelo casamento.

Foi metodóloga e orientadora de estágio durante mais de duas décadas na Escola do Magistério Primário de Leiria, onde teve oportunidade de cultivar laços de amizade com muitos alunos ribatejanos.

A partir de 1990, começou a escrever neste Jornal, incentivada pelo então Director, Bernardo de Figueiredo, amigo da família.

Pertenceu ainda à Associação de Solidariedade Social dos Professores de Leiria, onde fez parte do Clube do Livro.

Os livros foram sempre presença constante na sua vida. Em 2014, lançou “Abrã, de Ontem e de Hoje”, uma “declaração de amor” da autora à sua terra natal.

Vicente Batalha, também ele colaborador de longa data do Correio do Ribatejo, apresentou a obra, classificando o livro de Maria Fernanda Barata, como uma viagem pelos aspectos mais importantes, que marcam a Abrã, e pelas pessoas de carne e osso, que construíram, no passado, e continuam a construir, no presente, a histórica freguesia.

Também o professor João Vitalino Martinho, autor do Intróito de “Abrã, de Ontem e de Hoje”, viu em cada página da obra “um convite à reflexão”, constituindo “uma mais-valia doada pela autora que assim enriquece o património de Abrã”.

“Abrã, de Ontem e de Hoje”, foi congeminado a partir de 1991 e obedeceu a estudos, investigações, recolhas e muitos contactos pessoais.

Maria Fernanda Barata dedicou a obra à memória de seu pai, marido, filhos, e a toda a família, bem como a amigos e conterrâneos.

O Correio do Ribatejo perdeu uma assídua e qualificada colaboradora, autora da rúbrica ‘Baú de Recordações’, um espaço de coração aberto à cordialidade e à forma positiva e construtiva de ler o Mundo à sua volta, sempre de uma forma cordial e educada.

O funeral de Maria Fernanda Barata será amanhã, terça-feira, pelas 15h00, da casa mortuária de Leiria para o cemitério da cidade.

O Correio do Ribatejo endereça à família enlutada os mais sentidos pêsames.

 

Leia também...

Governo apresenta plano de desconfinamento para reabertura da economia

O Conselho de Ministros apresentou hoje as medidas gerais do plano de…

Círculo Cultural Scalabitano presta homenagem aos 50 anos do Veto Teatro Oficina

Os 50 anos do Veto Teatro Oficina são assinalados com a estreia,…

Ex-presidente do Coruchense nega envolvimento em esquema com jogadores estrangeiros

O ex-presidente do Grupo Desportivo Coruchense Dionísio Mendes disse ao Tribunal de…

Agroglobal em formato digital até 11 de Setembro em Valada

A Agroglobal – Feira das Grandes Culturas iniciou esta quarta-feira, 9 de…