Faleceu o Dr. António Cláudio

Aos 91 anos de idade faleceu em Almeirim, sua terra natal, o Dr. António Cláudio, vítima de doença prolongada.

O Dr. António Cláudio – etnógrafo e folclorista, músico, historiador e poeta – dedicou uma grande parte da sua vida à cultura, nomeadamente à história local e às tradições populares de Almeirim.

PUBLICIDADE

Foi vereador da Câmara Municipal de Almeirim durante dezasseis anos e dirigiu a Biblioteca Municipal de Almeirim, onde desenvolveu um trabalho notável ao nível da pesquisa e divulgação de aspectos históricos e sociais do concelho de Almeirim, tendo sido o responsável pela edição do Boletim Municipal e dos Cadernos Culturais.

Desde sempre sensível às questões culturais, o Dr. António Cláudio promoveu diversos espectáculos sócio-culturais e recreativos, produziu e apresentou programas radiofónicos, colaborou assiduamente na comunicação social de âmbito regional, e escreveu diversas peças de teatros e livros de poesia.

Licenciado em História, o Dr. António Cláudio foi músico filarmónico e membro fundador do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, a cuja direcção presidiu durante largas décadas. Integrou a Comissão Executiva do Festival Internacional de Folclore de Santarém, e foi membro da Federação do Folclore Português, tendo integrado o Conselho Técnico Regional do Ribatejo e presidido à Assembleia Geral da Federação.

O corpo está em câmara ardente na Casa Mortuária de Almeirim e o funeral realiza-se esta segunda-feira pelas 11h30.

À Família enlutada e ao Rancho Folclórico de Almeirim apresentamos a expressão respeitosa das nossas condolências.

Foto: Rui Louraço

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS