O padre António Marques Garcia faleceu ontem, dia 30 de Janeiro, aos 91 anos, na Unidade de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, informou a Diocese de Santarém.
Desde 28 de fevereiro de 2020 que ali residia, altura em que se acentuou a “sua fragilidade física”, refere uma nota enviada ao Correio do Ribatejo.
O corpo do padre António Garcia foi levado para a Igreja Paroquial de São João Batista de Almeirim. Antes do funeral, na manhã de quarta-feira é celebrada uma Missa, seguindo-se depois a saída do corpo para a Igreja Paroquial de Freixo, Guarda, terra Natal do sacerdote, lugar onde é realizada novamente uma celebração, antes do sepultamento, no cemitério local.
Nascido a 15 de Setembro de 1932, na freguesia do Freixo, na Guarda, o padre António Garcia foi ordenado em Agosto de 1960, para o serviço da Diocese de Lisboa.
A juntar ao curso de Teologia que realizou nos Seminários do Patriarcado, o sacerdote fez um curso de Catequética no Instituto Pastoral de Madrid, tendo iniciado o serviço de ministério sacerdotal em Outubro de 1960, como prefeito e professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Seminário de Santarém.
“A partir de 1973 passou a ser professor de religião e depois professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Liceu Nacional de Santarém”, informa a diocese.
Mais tarde, em 1975, mudou para a Diocese de Santarém, aquando da sua criação, e uns anos depois, em 1978, acumulou a função de professor com a de pároco de Abrã.
Mantendo-se como pároco de Almeirim, em 1990 passou a ser vigário forâneo de Almeirim por vários mandatos e foi ainda membro do Conselho Presbiteral no mandato de 2000-2003, tendo constituído uma Comissão para actualizar os Serviços Administrativos da diocese, incluindo a informatização.
Em 2012, o padre António Marques Garcia ficou pároco in solidum de Almeirim, ou seja, passou a ter colaboração do padre José Abílio e Silva Costa como pároco moderador.
Quatro anos depois, foi jubilado e passou a residir na Casa Sacerdotal em Santarém, colaborando nas paróquias da cidade até que lhe foi possível.
Ao longo da vida, o sacerdote procurou manter-se actualizado quer nas matérias teológicas e pedagógicas, quer no que se refere às novas tecnologias, e promoveu a constituição de várias equipas de casais de Nossa Senhora, tendo sido seu assistente; na sua ação pastoral deu particular realce à colaboração dos leigos.
“Na Estrutura Residencial de Idosos do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, foi acolhido com particular amor e carinho pelos colaboradores que tantas vezes lhe manifestaram a sua gratidão pelo seu serviço na paróquia de Almeirim”, conclui a Diocese de Santarém.