O conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que agrega três hospitais no distrito de Santarém, destituiu o director do serviço de Cardiologia por “incapacidade” em assegurar um nível satisfatório nas escalas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o conselho de administração do CHMT, presidido por Casimiro Ramos, refere que a decisão de destituição “é sustentada pela incapacidade de o director de serviço demitido adoptar medidas para garantir um nível satisfatório nas escalas de Cardiologia de apoio à Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes”, que serve toda a população da região do Médio Tejo.

Na nota, a administração indica que David Durão “evidenciou um total desalinhamento com os objectivos da instituição, designadamente a necessidade de atender às especificidades regionais” de um centro hospitalar com as características do CHMT.

“Não obstante as condições de atractividade que foram criadas por este conselho de administração, nomeadamente ao nível de avultados investimentos em equipamentos e meios de diagnóstico, o Dr. David Durão também não conseguiu tomar medidas para evitar a saída de profissionais para outras instituições”, é acrescentado no comunicado.

Assim, é salientado, ficaram “evidentes graves problemas de gestão do serviço, para os quais o conselho de administração não teve outra solução que não a destituição do director do Serviço de Cardiologia”.

O conselho de administração adianta igualmente que David Durão “mantém-se em funções, nos quadros do CHMT”, já que a destituição “apenas tem implicações ao nível do seu cargo de director do Serviço””.

No comunicado, a administração indica também que a decisão de destituir David Durão do cargo de director do Serviço de Cardiologia foi tomada por maioria.

“A destituição e/ou a nomeação de um director de Serviço Hospitalar é um acto de gestão que se insere nas responsabilidades inerentes às funções de conselho de administração hospitalar, que é um órgão colegial que delibera por maioria”, lê-se ainda na nota.

Leia também...

Correio do Ribatejo à caça das memórias do Leão de Rio Maior

Estamos em Janeiro de 1973: a então pacata vila de Rio Maior…

Município de Santarém participa na sessão Crescimento Económico e Produtividade

O Município de Santarém participou no debate Crescimento Económico e Produtividade, promovida…

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro estão hoje em…
Foto de arquivo

SEF com dois casos de exploração de imigrantes na agricultura em Rio Maior

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos…