No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e integrado na 23ª edição da Feira do Arroz Doce 2018, o Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira (CBESVF), levou a cabo na tarde desta quinta-feira, dia 05 de Julho, uma conferência subordinada ao tema “IPSS’s, Património e Comunidades”, que contou com quatro intervenções relacionadas com o mesmo.

Cláudia Moreira, vereadora do município da Chamusca, apresentou o projecto de empreendedorismo social ‘Nylons & Popelinas’, desenvolvido com as IPSS’s do seu Concelho, que levou à criação de 11 marcas de produtos feitos pelos utentes.

Inês Magalhães, restauradora da equipa que realizou a intervenção de conservação e restauro dos retábulos da Paixão na Igreja Matriz de Vale de Figueira, apresentou o trabalho realizado, explicando a intervenção que a sua equipa ali desenvolveu e mostrando o antes e o depois dos trabalhos.

José Gaspar apresentou a história e o fruto da sua investigação acerca do Convento de Santa Maria de Jesus de Vale de Figueira, um convento dos Frades Arrábidos, com origem na Serra da Arrábida, que se instalou em Vale de Figueira e do qual hoje já só restam poucas ruínas. Foi feita uma exposição dos seus 462 anos de história.

A quarta comunicação da tarde coube a Maria Cristina Gonçalves, directora do Museu Municipal de Benavente, um museu do território, que tem preservado e divulgado o património deste Concelho, tanto material como imaterial.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 13 de Julho)

Leia também...

Guarda-redes do GD Marinhais agride adversário ao pontapé (C/ Vídeo)

O confronto entre o GD Marinhais e o ACR Espinheirense ficou marcado por cenas de violência entre jogadores de ambas as equipas, neste domingo…

Câmara de Santarém lança hasta pública para alienação de Blocos habitacionais da antiga Escola Prática de Cavalaria

O Município de Santarém vai realizar uma hasta pública no dia 28 de julho, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com…

Mais de mil artigos contrafeitos apreendidos em feira nas Caldas da Rainha

A GNR apreendeu mais de mil artigos contrafeitos, que totalizam mais de 24 mil euros, e identificou 13 pessoas por suspeitas de contrafação numa…

Escola Prática de Polícia forma 744 novos agentes da PSP

Em Torres Novas.