João Paulo Diniz, o jornalista que lançou na rádio a senha que desencadeou a operação militar que resultou na Revolução dos Cravos, foi o convidado de uma tertúlia que decorreu na tarde de hoje na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

Neste encontro, organizado por Susana Coimbra, docente do ISLA de Santarém e colaboradora do Correio do Ribatejo, João Paulo Diniz contou todos os pormenores que o levaram a lançar, às 22:55 do dia 24 de Abril, a primeira senha escolhida pelo Movimento das Forças Armadas para o desencadear da operação militar contra o regime.

“Faltam cinco minutos para as 23 horas, convosco Paulo de Carvalho com o Eurofestival de 74: ‘E Depois do Adeus’”. Foram estas as palavras utilizadas por João Paulo Diniz, antes de colocar no ar a canção que estava combinada como primeira senha para o desencadear da operação militar nos derradeiros instantes daquela noite de 24 de Abril de 1974.

A alvorada de 25 seria diferente de todas as outras até então vividas: o cinzentismo ditatorial daria lugar ao vibrante vermelho de cravos que, daí em diante, simbolizariam o triunfo da liberdade.

Tinha, então, 25 anos e tornou-se depois numa das maiores referências do jornalismo em Portugal, com um percurso profissional que passou pela Rádio das Forças Armadas (Guiné), Rádio Clube Português, BBC (Londres), Antena 1, Rádio Comercial e Rádio Alfa (Paris).

  • Notícia desenvolvida na Edição Impressa do Correio do Ribatejo de 28 de Abril
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…