A Federação de Associações de Pais das Regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo (FAPOESTEJO) realiza no próximo dia 11 de Janeiro, a primeira Assembleia Eleitoral e de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais, na Escola Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes.

A iniciativa conta com a presença de Susana Amador, secretária de estado Adjunta e da Educação, dos presidentes das três CIM (Comunidades Intermunicipais), presidentes de Câmara destas regiões, directores dos Agrupamentos de Escolas, bem como as Federações Nacionais de Associações de Pais e a CONFAP (Confederação Nacional de Pais).

A FAPOESTEJO é a mais nova e maior Federação de Associações de Pais do nosso país, onde tem à sua responsabilidade a representação de três regiões, o Oeste, a Lezíria do Tejo, e o Médio Tejo, com uma área total de 9044 Km², conta com cerca de 128500 Alunos, de 876 Escolas, de 36 Municípios.

Em comunicado, a organização refere que a ideia de criar a FAPOESTEJO surgiu de “um grupo de Associações de Pais que já estão organizadas entre si, e realizam acções conjuntas desde 2016, o grupo tem crescido de forma consistente, com a realização de Encontros Regionais para as Associações de Pais e para os Encarregados de Educação, sempre focados na defesa do superior interesse das nossas Crianças e Jovens”.

“O objectivo é ter união, partilha de ideias e opiniões diversas para ajudar o Movimento Associativo Parental (MAP) a crescer, onde em conjunto com as Escolas, as Associações de Pais, e os Encarregados de Educação, serão apresentadas soluções conjuntas, e desenvolvidos projectos de desenvolvimento de capacitação parental, focando-se no objectivo da melhoria contínua da educação”, refere a mesma nota.

A federação tem uma plataforma digital comum onde diariamente são debatidas as necessidades comuns e as boas práticas, contribuindo assim para dinamizar o MAP.

Os pais e encarregados de educação desta nova federação defendem que o derradeiro objectivo é uma eficaz “articulação entre os diversos Agentes Educativos, designadamente as Entidades externas à Comunidade Escolar, a Escola enquanto Instituição de referência na prestação do Serviço Público de Educação, e a Família enquanto Instituição basilar da nossa Sociedade e primeira interveniente na Educação e Formação da Criança, sendo uma preocupação pelo Futuro e os seus novos desafios que se aproximam a passos largos”.

A FAPOESTEJO finaliza o comunicado revelando que quer “uma Escola que seja levada no coração pelos seus Alunos e Professores, que quem por lá passar, ainda sinta um enorme orgulho e reconhecimento, desejamos uma Escola onde os seus Alunos diariamente, de forma activa vivam a Cultura e a Educação”.

Leia também...

Santarém reforça rastreio de daltonismo nas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Santarém reforçou a aposta nas acções do programa ColorADD…

Falta de matrículas pode levar à transferência de alunos da Azinhaga para a Golegã

Segundo a DGEstE, vários alunos dos jardim-de-infância e 1º ciclo poderão ter…

Câmara de Almeirim assegura refeições escolares a alunos com mais dificuldades económicas

A Câmara de Almeirim vai garantir a entrega em casa das refeições…

Mira Potes sucede a Jorge Justino na presidência do IP Santarém

O professor coordenador José Mira de Villas-Boas Potes, até aqui director da…