A Federação Distrital do PS Santarém, através do seu presidente Hugo Costa e secretariado, veio manifestar “o seu profundo repúdio” pelas agressões ocorridas na terça-feira, 22 de Dezembro, na reunião de Câmara de Abrantes.

Em comunicado, o partido refere que solidariza “com o Presidente Manuel Valamatos, restante executivo camarário e funcionários do município” e refere que “agressões e ameaças não são próprias de um Estado de Direito nem de uma democracia madura e segura como a Portuguesa”.

“O exercício de cargos políticos, cumprido de forma abnegada e focado no bem comum, deve valorizado e protegido tanto pelos cidadãos como pelas instituições democráticas”, pode ler-se.

Recorde-se que Jorge Ferreira Dias, empresário que mantém há vários anos um diferendo com a Câmara de Abrantes, interrompeu a Reunião de Câmara naquele dia, e acabou mesmo por agredir o presidente da autarquia, Manuel Jorge Valamatos.

Tudo aconteceu no edifício Pirâmide, onde quinzenalmente ocorrem as reuniões de executivo. O empresário, que já interrompeu por várias vezes estas reuniões, entrou abruptamente na sala munido de um pau de madeira e avançou sobre o presidente da Câmara que acabou por agredir e ferir num lábio.

O vice-presidente João Gomes e a funcionária de apoio à reuniões de câmara também acabaram por ser transportados ao hospital.

Para além das agressões cometidas, foram derrubadas mesas e danificado algum equipamento.

A reunião de Câmara foi interrompida e a PSP foi chamada ao local para retirar Jorge Ferreira Dias do local e recolher depoimentos dos presentes. O INEM foi também chamado para prestar assistência ao presidente do Município.

Leia também...

Seis novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas no distrito de Santarém

O distrito de Santarém registou seis novos casos de infecção pela covid-19,…

Entidade de Turismo certifica restaurantes de Rio Maior

Quatro restaurantes de Rio Maior receberam da Entidade Regional de Turismo do…
Foto de arquivo

Abate de árvores condiciona trânsito na EN118

A circulação na Estrada Nacional 118 (EN118), na freguesia de Tramagal, concelho…

Suspeito de violência doméstica detido por posse de ilegal de armas

A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 22 anos, esta…