A Federação Portuguesa de Natação (FPN) decidiu suspender o programa de formação com nadadores-residentes no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior, mantendo, contudo, o investimento na infraestrutura com a realização de estágios e eventos desportivos.
A decisão foi comunicada pela FPN esta terça-feira, 29 de Julho, e justificada como uma “racionalização estratégica de recursos”. O organismo liderado por Miguel Arrobas garantiu que continuará a utilizar o centro para a preparação das selecções nacionais, nomeadamente através de estágios centralizados.
A Desmor, empresa municipal que gere o complexo desportivo de Rio Maior, admite que a decisão “não é positiva”, mas sublinha que a relação com a federação permanece estável. Miguel Pacheco, presidente da Desmor, recorda que o centro apresenta condições únicas no País, com piscina olímpica, alojamento, restauração e escola secundária num raio de poucos metros.
O responsável federativo assegura que os nadadores residentes estão a ser acompanhados individualmente, com possibilidade de integração nos CAR do Jamor e de Coimbra. A suspensão do programa poderá ser revista no futuro, caso se reúnam condições “claras e sustentáveis”.
Em Agosto, Rio Maior acolhe o Campeonato Europeu Sub-18 de polo aquático masculino, o maior evento da modalidade alguma vez realizado na cidade.