Foto do arquivo

A Alpiagra, feira agrícola e comercial de Alpiarça, no distrito de Santarém, vai decorrer a partir de sábado e até 25 de Agosto, centrada na “valorização do território” e na “produtividade agrícola”, divulgou hoje o município.

Sob o mote “Sinta o Ribatejo”, a feira estará focada “na valorização do território, no potencial foco de oportunidades de negócio e na produtividade agrícola diferenciada da região, não esquecendo a importância da inovação e da sustentabilidade na agricultura”, explica o município, numa nota de imprensa.

A inauguração da feira está marcada para as 18h00 de sábado, depois do tradicional cortejo das vindimas, uma recriação da cultura e das tradições de Alpiarça “que este ano permitirá a participação de todos os munícipes, contando com a presença de campinos, cabrestos, associações do concelho, ranchos e grupos etnográficos”, lê-se na nota.

O cartaz musical deste ano é composto por vários artistas nacionais e internacionais como Nuno Ribeiro, PSX – P’ra sempre Xutos, The Great Vinegar, David Antunes, Piruka, Richie Campbell e D.A.M.A.

A iniciativa contará ainda com o Palco Tasquinhas, que irá receber atuações musicais e promover a participação das coletividades e associações da concelho, além do “Espaço Jovem feel”, um espaço ‘after night’, que abrirá depois dos concertos do palco principal, com DJ’s, animação e festas temáticas.

A feira terá também um espaço gastronómico dedicado à promoção dos tradicionais “Sabores de Alpiarça”, com a presença de restaurantes e tasquinhas locais, que irão realizar demonstrações e ações gastronómicas. 

Pela primeira vez decorrerá ainda um salão de veículos elétricos e híbridos, no Pavilhão Comercial e Empresarial, com o objetivo de colocar Alpiarça “como um dos concelhos pioneiros em medidas de proteção ambiental e de mobilidade sustentável”.

O vinho estará também em destaque, com um espaço dedicado à “Cidade do Vinho 2024”, projecto que Alpiarça integra, após candidatura conjunta com os municípios de Almeirim, Cartaxo e Santarém.

Serão igualmente revelados os vencedores do Concurso do Melhor Melão e Melancia de 2024, que se realizou em Julho, no Polo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, e que distingue os melhores productores de melão e melancia da região.

Leia também...

Projecto cultural leva teatro às freguesias de Rio Maior

A Câmara Municipal de Rio Maior e a Associação “Beleza Teatro” criaram…

Santarém em Festa!

Monumental “Celestino Graça” recebe este fim-de-semana duas excelentes corridas.

VÍDEO | Palácio do Landal recebe exposição sobre o período de confinamento do fotógrafo Augusto Brázio

A exposição de fotografia “Fechados” de Augusto Brázio foi inaugurada esta terça-feira,…

Sorraia Fest’ reuniu o melhor da Cultura em Alpiarça

Nos dias 12 a 14 de julho, a Reserva Natural do Cavalo…