A iniciativa, integrada nas comemorações do 40.º aniversário do Hospital Distrital de Santarém, pretende ser uma ponte de ligação entre os profissionais de saúde e os utentes.
Aproximar, partilhar e celebrar, foi com esta premissa que a Feira da Saúde, promovida pela Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), abriu portas à comunidade escalabitana, esta sexta-feira, na Casa do Campino.
O evento, inserido nas comemorações dos 40 anos do Hospital Distrital de Santarém (HDS), contou com uma sessão de abertura, na qual usaram da palavra João Leite (Presidente da Câmara Municipal de Santarém), Pedro Marques (Presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria) e Maria João Jorge (utente da ULS Lezíria), numa sessão que contou também com a presença de várias entidades oficiais regionais.
Durante os dias 19 e 20 de Setembro, a Feira da Saúde tem como objectivo dar oportunidade à população para participar em rastreios, recolher conhecimento de forma gratuita e por parte de profissionais, promover a literacia nesta área e desenvolver actividades como o yoga do riso, mindfulness e pilates, destinadas a todas as faixas etárias.
“A saúde é uma responsabilidade partilhada e cada um tem de fazer a sua parte”, salientou Pedro Marques que destacou também um conjunto de investimentos que a ULS Lezíria está a desenvolver, como o alargamento das especialidades médicas existentes e o aprofundamento nas áreas da investigação e da inovação, sendo que, “muitos desses projectos envolvem parcerias com investigadores e diversos centros do saber e da vanguarda”, adiantou.
João Leite reconheceu o esforço colectivo da ULS Lezíria em “apresentar a possibilidade e a capacidade de ir buscar 16 milhões de euros” de investimento, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para modernização tecnológica e de infraestruturas até Junho de 2026, bem como a importância da realização deste evento.
“É muito importante que a ULS faça aquilo que está a fazer aqui hoje. Mostrar à comunidade aquilo que se faz de bem nos diversos serviços do nosso hospital”, sublinhou.
A cerimónia contou também com a intervenção de Maria João Jorge que falou sobre a sua experiência como doente oncológica no HDS, agradecendo a todos os profissionais de saúde pelo apoio prestado. “É graças a eles que mantive sempre a boa disposição. Estou aqui hoje graças aos tratamentos, mas também a eles todos”, lembrou.
Após a sessão de abertura, seguiu-se uma visita das entidades oficiais aos stands das diversas especialidades médicas do HDS, dispersos pelo recinto.
A Feira de Saúde de Santarém decorre na Casa do Campino até amanhã, sábado, dia 20 de Setembro.




