A Câmara Municipal de Tomar divulgou hoje as contas relativas à edição de 2025 da Feira de Santa Iria, no âmbito da última reunião de Câmara, realizada ontem (12 Janeiro).
De acordo com a informação financeira agora tornada pública, a Feira de Santa Iria 2025 registou “uma despesa global na ordem dos 453 mil euros”, enquanto a receita obtida ficou “significativamente abaixo desse valor” nos 91 mil euros, originando um saldo financeiro negativo relevante para o município na casa dos 361 mil euros.
Tiago Carrão, presidente da Câmara Municipal de Tomar, refere que o presente relatório de contas “constitui um ponto de partida para uma reflexão séria sobre o modelo adotado, nomeadamente ao nível da estrutura de custos, das fontes de financiamento e do equilíbrio entre despesa e retorno”.
Em comunicado, a autarquia considera ser “essencial” analisar estes resultados com “sentido de responsabilidade”, com a mesma a reconhecer que “eventos de grande dimensão implicam custos elevados, mas entendendo que a sua realização deve obedecer a critérios de sustentabilidade financeira, previsibilidade orçamental e proporcionalidade face aos recursos públicos disponíveis”.
A Câmara Municipal justifica ainda que a apresentação destas contas cumpre “um dever de transparência institucional” e permite que os órgãos autárquicos e os munícipes “tenham conhecimento rigoroso do impacto financeiro do evento”, conclui.
