A cerimónia de abertura da ExpoCartaxo, decorreu ontem, dia 30 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Exposições da cidade.
O momento solene contou com a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Cartaxense, no qual marcaram presença várias entidades locais e regionais, com destaque para João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, que sublinhou os objetivos evento, centrados na “promoção da economia local e na valorização da cultura e da identidade”.
De 30 de Outubro a dois de Novembro, a cidade volta a ser palco da mostra empresarial que destaca o tecido económico local e regional.
“Nesta edição temos 27 expositores no Pavilhão Municipal de Exposições, 16 dos quais são do nosso concelho. No que diz respeito a empresas de produtos alimentares e bebidas, são 23, sendo que dez são também do concelho”, revelou o autarca.
Junto ao Pavilhão Municipal, encontra-se o Campo da Feira, onde se realiza também, a par da ExpoCartaxo, uma das feiras francas mais antigas do país, a Feira de Todos os Santos.
“A Feira de Todos os Santos é um certame secular, com origem no século XVII, e que carrega consigo o peso da história, da força, da alma e da tradição do nosso concelho”, evocou João Heitor.
O evento convida os visitantes a fazerem compras, a descobrirem as frutas da época, como as castanhas assadas, e a viverem a magia dos carrosséis e dos divertimentos para todas as idades.
“Temos muitas associações locais que têm nestes dias uma fonte de rendimento, que ajuda a sua sustentabilidade durante o restante ano. Procuramos também envolver as associações do concelho em todos os eventos que fazemos, de forma que possam também, por esta via, consolidar-se financeiramente”, assegurou o autarca.
Até ao próximo dia dois de Novembro, os dois certames vão contar com uma programação cultural diversificada, com destaque para a animação musical que fará da Praça das Tasquinhas, um espaço para tardes passadas com família e amigos.
“Este ano temos o privilégio de ter o programa ‘Domingão’ da SIC, em direto, durante a próxima tarde de domingo, de forma totalmente gratuita para o município”, anunciou o presidente da câmara que evidenciou ainda a “visibilidade e a elevação do nome do concelho, das suas tradições e das suas empresas” que este tipo de programas proporcionam.
Com organização da Câmara Municipal do Cartaxo e o apoio das Juntas de Freguesia do concelho e da Caixa de Crédito Agrícola, a Feira de Todos os Santos e a ExpoCartaxo 2025, voltam a assumir-se como dois dos certames mais importantes no calendário de eventos do concelho e da própria região.

 
					 
							










 
					 
					 
					