A 16.ª edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça arrancou ontem, quinta-feira, dia 29 de Maio, à tarde em Coruche com a sessão de inauguração oficial no auditório do Centro de Exposições, onde participaram representantes institucionais, agentes da fileira da cortiça, entidades científicas, empresariais e culturais.

Seguiu-se a visita à exposição “Cortiça: da Tradição à Inovação”, patente no Centro de Exposições, que propõe um percurso imersivo pelo universo do montado e pelas múltiplas aplicações da cortiça, numa organização conjunta da EEC Provere “Montado de Sobro e Cortiça” e do Centro de Competências.

No Parque do Sorraia, a demonstração da tiragem da cortiça à falca — uma arte ancestral, hoje reconhecida como património imaterial — reuniu curiosos e apaixonados pelo saber autêntico. Com a inauguração da tenda FICOR, abriu também ao público o grande espaço de encontro da economia local, de artesãos, produtores e instituições do Concelho.

Ao lado, o espaço Wine & Cork foi oficialmente inaugurado com uma prova de vinhos comentada por Rodolfo Tristão, sommelier e especialista em enogastronomia, enquanto o espaço Sabores do Montado ofereceu uma degustação especial preparada pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos, dando corpo e sabor à ligação entre gastronomia, tradição e território.

Hoje a música encontra a moda com a realização do Coruche Fashion Cork, apresentado por Melânia Gomes, onde se mostram os coordenados e o calçado criados no âmbito do Concurso de Ideias e Criatividade, numa passerelle que conta com manequins profissionais, modelos locais e a participação ativa do comércio da vila.

Também hoje à noite, Nena atua no Parque do Sorraia, numa celebração da nova geração da música portuguesa. Amanhã, sábado, 31 de maio, a icónica banda Resistência traz consigo o legado da melhor música nacional, com um toque de intervenção.

 No domingo, 1 de junho, a FICOR dedica-se inteiramente ao Dia da Criança e do Sobreiro, com animação durante todo o dia, teatro musical, espetáculo com o Tio Tobias e showcooking infantil com o projeto Pitada do Pai, protagonizado pelo chef Rui Marques.

Leia também...

Câmara de Alpiarça aplica suplemento de Penosidade e Insalubridade aos trabalhadores

A Câmara Municipal de Alpiarça aprovou, recentemente, a aplicação do suplemento de…

Ex-coordenador do ACES Lezíria diz que Santarém “está bem” em cuidados de saúde primários

Santarém “está bem” na prestação de cuidados de saúde primários, defendeu o…
Foto ilustrativa

PJ deteve dois homens pelos crimes de peculato em junta de freguesia do concelho do Sardoal

Dois homens foram detidos por estarem “fortemente indiciados pelos crimes de peculato…

Secretário de Estado do Vaticano em Fátima em maio a anteceder visita do Papa

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, vai presidir às…