Após a inauguração oficial da FICOR no Centro de Exposições, o programa foi preenchido por múltiplas actividades e iniciativas dispersas pelo Parque do Sorraia e pelo Centro de Exposições, como demonstrações de tiragem de cortiça à falca ou a visita à plataforma de transação de cortiça, organizada pela Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC). 

Mas foi ao final da tarde que foram inaugurados três espaços de visitação e usufruto do público. No Centro de Exposições abriu, no Espaço Showcooking, o Wine & Cork com a degustação de Sabores do Montado, em iniciativa conduzida pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos. Pouco depois, mas no primeiro piso, foi inaugurado o espaço Crianças e Sustentabilidade – SOS Planeta e abriu portas a Mostra de Artesanato e Produtos Locais no Parque do Sorraia.

Amanha, sábado, é “Dia da Tiragem da Cortiça”, numa homenagem à actividade da tiragem, reconhecida em 2021 pela Direção Geral do Património Cultural como Património Cultural Imaterial. De manhã prosseguem no Observatório as sessões do Congresso de Encerramento do PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” 2021-2023. Moderado por Carlos Faísca (Universidade de Coimbra), “Marketing e Animação Territorial: o Montado Visto de Fora e Desafios Futuros” é o tema do quinto painel, debatido por José Santos (Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – projeto âncora “Estrutura de Informação ao Sistema Montado”), Graça Saraiva (Paisagem da Charneca), Dalila Dias (PROVERE – Aldeias Históricas) e representantes de outros projetos relevantes para a atratividade da região.

Ao meio-dia, no Centro de Exposições de Coruche, há novamente demonstração gastronómica no Espaço Showcooking de “Degustação de Sabores do Montado”. Subindo, no primeiro piso encontra-se o Espaço Crianças e Sustentabilidade, onde, das 14 às 19 horas, os mais pequenos podem usufruir de várias atividades pedagógicas e lúdicas, tais como o Playnetário – um cinema imersivo que irá deliciar os mais novos. Entretanto, às 15 horas é inaugurada a exposição “A Cortiça na Arte Contemporânea”, de Alves Piloto, na Galeria do Mercado Municipal – uma exposição de pintura que usa a cortiça como tela para arte contemporânea impressa em 3D. Quase em simultâneo, no Auditório FICOR iniciam-se as provas de vinhos e as conversas sobre o vinho com a sommelière Sara Barbosa no âmbito do Wine & Cork, ao passo que no Parque do Sorraia são executadas esculturas em madeira com motosserras Stihl, cuja demonstração se reedita, mais tarde, às 20 horas.

Após o Concurso Morfofuncional de Ovelhas de Raça Suffolk, junto à Praça de Toiros, organizado à tarde pela Associação de Criadores Suffolk (APCORS), que promove ainda a exposição de ovinos de raça Suffolk junto ao Pavilhão Multiusos, regressam também, às 17h30, as conversas sobre o vinho. “A simbiose entre os vinhos e a gastronomia” é o tema que Sara Barbosa explora muito oportunamente no Wine & Cork, uma vez que o chef Luís Machado inicia à mesma hora uma sessão de showcooking, ensaiando uma receita de estufado de toiro bravo. Dedicado a provas livres e à reflexão sobre a interação simbiótica e ancestral da cortiça e do vinho, o espaço Wine & Cork promove a prova de vinhos de produtores, em especial da região. A Sociedade Agrícola Herdade dos Fidalgos, os Vinhos Lambéria’s, a Quinta da Arriça, a Companhia das Lezírias e a Confraria Vinho da Talha de Cabeção são disso exemplos. À animação no Palco FICOR segue-se, às 22 horas, a Festa M80 no Parque do Sorraia – uma megafesta imersiva da tour de Festas M80 que promete mais surpresas, divertimento e os grandes sucessos das décadas de 1970 a 1990 com os DJs da rádio M80 num espetáculo audiovisual dinâmico e interativo que garante noites únicas e irrepetíveis.

No domingo, dia 28, “Dia da Sustentabilidade”, é dado arranque, pelas 10 horas, à 17.ª Corrida das Pontes e da Família no Parque do Sorraia. A prova compreende um circuito de dez quilómetros em estrada plana, a que se somam três quilómetros da Corrida da Família, destinada a todos os que desejam participar na festa desportiva pelo prazer de correr ou caminhar, sem intuito competitivo. A correr ou a caminhar, são centenas os atletas que habitualmente participam nesta festa desportiva do Concelho. A entrega de prémios acontece ao meio-dia no Centro de Exposições, hora a que é dado reinício às sessões de showcooking pelo chef Lino, que confeciona uma “Paelha do Montado”.

Das 14 às 19 horas o Parque do Sorraia é um espaço de animação infantil onde pululam insufláveis e trampolins, e onde é possível participar em ateliers artísticos e de pinturas faciais, bem como no teatro musical “Alice no País das Maravilhas”. Entretanto, há demonstração de escultura em madeira no Parque do Sorraia e animação no palco FICOR, bem como, às 15h30 e às 17h30, novas conversas sobre o vinho e provas no espaço Wine & Cork com Sara Barbosa, mais uma vez em simbiose com a degustação de doces sabores do montado no Espaço Showcooking com o chef Luís Machado. A ODAC tem a seu cargo, às 18h30, o espetáculo de encerramento da FICOR no Centro de Exposições de Coruche. A FICOR, que desperta e inspira para um novo mundo de inovação e desenvolvimento sustentado com consciência ecológica, num contexto de respeito e proteção do meio ambiente, abre portas a 25 de maio às 18 horas e encerra a 28 de maio pelas 20 horas. Nos restantes dias e horários as portas abrem às 10 e encerram às 23 horas.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…