A Feira Medieval de Alcanede, alusiva ao Século XII, organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, e que decorreu nos dias 17 e 18 de Maio, vai receber um apoio financeiro da Câmara de Santarém, no valor de cinco mil euros (5.000,00€).

Esta iniciativa trouxe a Alcanede muita animação, música, dança, espetáculos de fogo e malabaristas, jogos tradicionais, tiro ao arco, cantigas de amigo e de amor, entre outras atividades, como a Taverna Medieval, com bebidas e refeições inspiradas na culinária da época.

No artesanato e ofícios ao vivo, os artesãos demonstraram as suas habilidades em trabalhos manuais, com os torneados em madeira, tecelagem, cerâmica e “scriptorium” – oficina onde os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar a caligrafia medieval.

A Feira contou ainda com um espaço museológico, em que estavam expostos trabalhos elaborados pelos alunos, relativos à época medieval, bem como documentos históricos da Vila de Alcanede e que fazem parte do Espólio da Biblioteca Municipal de Santarém.

Leia também...

FICS celebra 50 anos da Reforma Agrária e reforça presença internacional

Santarém volta a acolher, entre os dias 21 e 26 de Maio, a 18.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), este…

Placa toponímica em homenagem aos Forcados Amadores de Vila Franca foi descerrada

Conforme anunciado, numa iniciativa da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o Grupo de Forcados Amadores de Vila…

Nova presidente das IPSS de Santarém quer reflexão sobre institucionalização e valorização dos trabalhadores

A jurista Sónia Lobato, de 41 anos, assumiu, na última quarta-feira, dia 13, a presidência da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social…

Torreshopping arranca 2022 com abertura da portuguesa Sacoor Blue

O Torreshopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, começa o ano de 2022 com a abertura de uma loja de roupa…