A Feira Medieval de Alcanede, alusiva ao Século XII, organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, e que decorreu nos dias 17 e 18 de Maio, vai receber um apoio financeiro da Câmara de Santarém, no valor de cinco mil euros (5.000,00€).

Esta iniciativa trouxe a Alcanede muita animação, música, dança, espetáculos de fogo e malabaristas, jogos tradicionais, tiro ao arco, cantigas de amigo e de amor, entre outras atividades, como a Taverna Medieval, com bebidas e refeições inspiradas na culinária da época.

No artesanato e ofícios ao vivo, os artesãos demonstraram as suas habilidades em trabalhos manuais, com os torneados em madeira, tecelagem, cerâmica e “scriptorium” – oficina onde os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar a caligrafia medieval.

A Feira contou ainda com um espaço museológico, em que estavam expostos trabalhos elaborados pelos alunos, relativos à época medieval, bem como documentos históricos da Vila de Alcanede e que fazem parte do Espólio da Biblioteca Municipal de Santarém.

Leia também...

Marquês de Sá da Bandeira homenageado em Santarém (Vídeo)

Por ocasião do 147º aniversário da morte do General Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, o Marquês de Sá da Bandeira, a Academia Militar…

PCP quer plano estratégico de defesa da Vala da Asseca

A concelhia de Santarém do PCP defende a criação de um plano estratégico para a Vala da Asseca, envolvendo os municípios de Santarém e…

Município de Santarém reúne com Embaixador do Brasil

Raimundo Carreiro Silva, Embaixador do Brasil em Portugal recebeu no dia 13 de Setembro, na Embaixada do Brasil em Lisboa, Ricardo Gonçalves, Presidente da…

GNR desmantela rede dedicada a roubos e faz cinco detenções em Almeirim e Benavente

O Comando Territorial de Santarém da GNR anunciou hoje que desmantelou uma rede dedicada a crimes de roubos e furtos e deteve cinco indivíduos,…