A Feira Medieval de Alcanede, alusiva ao Século XII, organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, e que decorreu nos dias 17 e 18 de Maio, vai receber um apoio financeiro da Câmara de Santarém, no valor de cinco mil euros (5.000,00€).

Esta iniciativa trouxe a Alcanede muita animação, música, dança, espetáculos de fogo e malabaristas, jogos tradicionais, tiro ao arco, cantigas de amigo e de amor, entre outras atividades, como a Taverna Medieval, com bebidas e refeições inspiradas na culinária da época.

No artesanato e ofícios ao vivo, os artesãos demonstraram as suas habilidades em trabalhos manuais, com os torneados em madeira, tecelagem, cerâmica e “scriptorium” – oficina onde os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar a caligrafia medieval.

A Feira contou ainda com um espaço museológico, em que estavam expostos trabalhos elaborados pelos alunos, relativos à época medieval, bem como documentos históricos da Vila de Alcanede e que fazem parte do Espólio da Biblioteca Municipal de Santarém.

Leia também...

Vilas de Santarém recebem peça de teatro “Inquieto”

As vilas de Alcanede, Pernes, Vale de Santarém e Amiais de Baixo vão receber, entre os dias 21 e 29 deste mês, a peça…

Novo Protocolo InovFloresta reforça cooperação entre Coruche, INIAV, APFC e UNAC

O acordo, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Coruche, dá continuidade ao protocolo celebrado em 2015 e define novos eixos de cooperação que…

Concurso público para produção de energia fotovoltaica na ETAR da Aquanena

A Aquanena, empresa municipal que gere os sistemas de saneamento e abastecimento de água em Alcanena (Santarém), anunciou a abertura de um concurso público…

Escalabitana Beatriz Martins eleita para os órgãos nacionais da JSD

Distrito elegeu outros três representantes da JSD Distrital.