A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere localizou e extinguiu 11 ninhos de vespa velutina, designada popularmente como “Vespa Asiática”, nas freguesias do concelho durante o ano de 2020. O trabalho de eliminação dos ninhos activos encontrados está a ser executado por equipa especializada.
Segundo a autarquia, no 2020 foram localizados e retirados 13 ninhos primários e 98 definitivos, totalizando 111 ninhos distribuídos por todo o território do concelho. Em Águas Belas foram localizados 19 ninhos; 15 em Bêco; 5 em Chãos; 23 em Ferreira do Zêzere; 4 em Igreja Nova do Sobral; 23 em Nossa Senhora do Pranto e 22 em União de Freguesias de Areias e Pias.
Em 2020, o Município de Ferreira do Zêzere reforçou a colocação de armadilhas para vespa velutina em todo o concelho, num total de 1150 armadilhas, todas elas georreferenciadas e com uma distância de colocação entre as mesmas de 100 a 500 metros e revistas duas vezes. As armadilhas foram marcadas com uma faixa amarela para atrair insectos e suspensas por um cordel com a informação “PROTEÇÃO CIVIL F. ZÊZERE, Armadilha selectiva para Vespa Velutina, ISCO NÃO PERIGOSO!”.
O objectivo principal deste material é a captura de vespas velutinas rainhas após o seu período de hibernação, tratando-se de um trabalho pioneiro pago com fundos da autarquia e com aconselhamento técnico especializado.
O município investiu um total de 24 mil euros, mas face à dada a expressividade dos números, refere que “os próximos anos continuarão a ser decisivos no controlo desta ameaça no nosso território”.
“A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere continua a apostar no combate à vespa velutina, designada popularmente como “Vespa Asiática”, tendo em conta a ameaça ao ecossistema local, prejuízos apícolas e perigosidade para o ser humano”, destaca uma nota da autarquia.
A Câmara de Ferreira do Zêzere assinala que os números agora revelados “servirão igualmente de base para o plano de acção para 2021”.