A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere localizou e extinguiu 11 ninhos de vespa velutina, designada popularmente como “Vespa Asiática”, nas freguesias do concelho durante o ano de 2020. O trabalho de eliminação dos ninhos activos encontrados está a ser executado por equipa especializada.

Segundo a autarquia, no 2020 foram localizados e retirados 13 ninhos primários e 98 definitivos, totalizando 111 ninhos distribuídos por todo o território do concelho. Em Águas Belas foram localizados 19 ninhos; 15 em Bêco; 5 em Chãos; 23 em Ferreira do Zêzere; 4 em Igreja Nova do Sobral; 23 em Nossa Senhora do Pranto e 22 em União de Freguesias de Areias e Pias.

Em 2020, o Município de Ferreira do Zêzere reforçou a colocação de armadilhas para vespa velutina em todo o concelho, num total de 1150 armadilhas, todas elas georreferenciadas e com uma distância de colocação entre as mesmas de 100 a 500 metros e revistas duas vezes. As armadilhas foram marcadas com uma faixa amarela para atrair insectos e suspensas por um cordel com a informação “PROTEÇÃO CIVIL F. ZÊZERE, Armadilha selectiva para Vespa Velutina, ISCO NÃO PERIGOSO!”.

O objectivo principal deste material é a captura de vespas velutinas rainhas após o seu período de hibernação, tratando-se de um trabalho pioneiro pago com fundos da autarquia e com aconselhamento técnico especializado.

O município investiu um total de 24 mil euros, mas face à dada a expressividade dos números, refere que “os próximos anos continuarão a ser decisivos no controlo desta ameaça no nosso território”.

“A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere continua a apostar no combate à vespa velutina, designada popularmente como “Vespa Asiática”, tendo em conta a ameaça ao ecossistema local, prejuízos apícolas e perigosidade para o ser humano”, destaca uma nota da autarquia.

A Câmara de Ferreira do Zêzere assinala que os números agora revelados “servirão igualmente de base para o plano de acção para 2021”.

Leia também...

VÍDEO | Fotógrafos ajudam a preservar avifauna ribatejana

Em menos de dois meses, mais de 40 espécies de aves diferentes…

Bloco de Esquerda fala em má qualidade do Tejo e reclama de falta de informação e monitorização

O Bloco de Esquerda criticou a “má qualidade” do rio Tejo e…

Junta da Moçarria denuncia poluição na Ribeira da Asseca

Dezenas de peixes apareceram mortos este domingo, dia 26, na Ribeira da…

Almeirim sensibiliza cidadãos para recolha de resíduos porta-a-porta

A Câmara de Almeirim vai realizar, na quinta-feira, 11 de abril, uma…