Numa iniciativa a decorrer de 3 a 9 de Setembro, a Casa do Campino, em Santarém, recebe a grande “Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo” naquela que é a 60ª edição do Festival “Celestino Graça”.

Numa organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, em parceria com a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Festival Celestino Graça, o certame inclui espectáculos de Fado, Folclore nacional e internacional, música popular, bandas filarmónicas, concertinas, para além de exposições de artesanato e de fotografia e mostra gastronómica.

Ontem, quinta-feira, tiveram lugar os ateliers de dança que percorreram as principais artérias do centro histórico e também o W Shopping. À tarde, a Casa do Campino encheu-se de um público jovem e menos jovem num “Abraçar Gerações” / “Entre Idades”, para além da inauguração do II Salão de Fotografia “O Ribatejo e as Suas Gentes”.

Outro dos momentos mais marcantes teve lugar no final da tarde de ontem, quinta-feira, com a saudade que sentimos de Celestino Graça e de Graça Maria da Graça Rodrigues a merecer a habitual homenagem junto ao busto do etnógrafo. A noite foi dedicada ao fado e à música brasileira, momentos já centrados na Casa do Campino, onde se realiza a maioria dos eventos deste Festival, nomeadamente as habituais três Galas de Folclore: hoje, sexta-feira, pelas 22h00; amanhã, sábado, dia 7, a Gala Internacional “O Mundo a Cantar e a Dançar”; e no domingo, pelas 17h00, o espectáculo de encerramento do 60.º Festival Celestino Graça.

Leia também...

Cerca de 50 pessoas reúnem-se para exigir alterações no Orçamento do Estado para 2020

Cerca de 50 pessoas reuniram-se na quarta-feira, 15 de Janeiro, numa Tribuna…
Foto de Arquivo

Despiste no IC10 faz dois mortos em Santarém

Um despiste no Itinerário Complementar 10 (IC10), no concelho de Santarém, causou…

38 pessoas detidas pela GNR em sete dias

O Comando Territorial de Santarém deteve entre 25 de Fevereiro e 3…

Ferro Rodrigues evoca Bernardo Santareno no centenário do seu nascimento

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, evocou hoje o dramaturgo…