A 12º edição das Festas das Vindimas das Fazendas de Almeirim, regressou às ruas da Freguesia, após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de COVID-19, com o desfile etnográfico de trajes antigos, campinos e vários carros alegóricos alusivos às vindimas, representado o passado e o presente da vida do campo e todas as fases da viticultura e da vitivinicultura.
De 23 a 25 de Setembro, a freguesia foi palco de muita música, animação e actividades culturais.
Os festejos iniciaram-se com o hastear da Bandeira Nacional, seguindo-se uma noite dedicada à juventude com o DJ Reflexus e atuação do Grupo Poptrolyo.
O segundo dia iniciou-se com a Eucaristia vespertina em memória dos elementos e dirigentes falecidos, presidida pelo pároco Bruno Filipe.
O presidente da Junta de Freguesia das Fazendas, João Apolinário, refere que este era um regresso “muito aguardado” após uma ausência forçada de dois anos, devido à pandemia.
Além das tasquinhas e quiosques de comes e bebes, com a melhor gastronomia de produtos da região e artesanato alusivo às vindimas, o programa dos festejos contou na animação com bailaricos populares todos os dias, actuação de várias bandas musicais, folclore e uma noite de fados.
Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, contou que se trata “de um evento fantástico, onde se mostra o que fomos, e como chegámos aqui”. O autarca aproveitou ainda para agradecer nas Redes Sociais a todos os envolvidos e participantes na organização.