A próxima edição da tradicional Festa do Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira, está a ser preparada com grande empenho por parte do Município vila-franquense, em colaboração com as tertúlias locais e com a empresa Tauroleve, concessionária da carismática Praça “Palha Blanco”.

Não obstante a rendição do anterior presidente da edilidade vila-franquense, Alberto Mesquita, por haver atingido o limite de mandatos, os ventos continuam a soprar de feição para a Tauromaquia que tem nos actuais responsáveis da autarquia o mesmo empenho e a mesma paixão. Note-se que Vila Franca é actualmente um concelho cuja população é muito heterogénea, vivendo nesta cidade, mas trabalhando em Lisboa, porém o gosto pela tradição mantém-se vivo e muito enraízado, pelo que algumas opiniões contrárias não incomodam a grande maioria que é a favor destas festas e da sua componente taurina.

Nas últimas semanas têm ocorrido diversas reuniões com as tertúlias, onde cada uma tem apresentado um conjunto de propostas que serão posteriormente analisadas pelo Município, que as implementará nas comemorações de uma das maiores festas desta cidade ribatejana.

O Município, que esteve impedido de promover estas festas no formato habitual devido à pandemia da Covid-19, aposta forte nas suas festividades de Julho, esperando que possa já celebrar o Colete Encarnado em pleno, sem estar condicionada a impor regras para combater a pandemia, como aconteceu na Feira de Outubro.

Também a empresa Tauroleve prepara para os dias 1 a 3 de Julho três grandes espectáculos taurinos na Praça de Toiros “Palha Blanco”, que deverão passar por uma corrida de toiros, uma corrida mista e uma novilhada, cujos cartéis serão conhecidos em breve, mas para os quais o empresário Ricardo Levesinho anunciou já que serão “espectáculos diferenciadores”. Segundo consta o matador espanhol António Ferrera será a base de uma destas corridas…

O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, que esta temporada comemora o seu 90.º aniversário, será, inevitavelmente, protagonista de grandes momentos na velhinha “Palha Blanco”, o seu palco preferido, para celebração de uma

Leia também...

“Praça Maior” – Missão Cumprida com Distinção!

Ecos do Burladero.

“El Juli” na Monumental Celestino Graça em Santarém

A Associação “Praça Maior” anunciou no passado Dia de Reis a presença…

Praça de Coruche é “Clean & Safe”

Foi atribuído à Associação “Nossa Praça”, gestora da praça de toiros de…

Grupo de ex-Forcados apresenta cartéis da temporada na Praça Celestino Graça

A Associação Praça Maior, composta por oito ex-forcados, apresentou este sábado, 26…