Dois elementos da Guarda Nacional Republicana de Coruche e quatro populares sofreram ferimentos ligeiros após intervenção da GNR para cessar o ruído excessivo de uma festa, na madrugada de sábado, 24 de Dezembro, em Vale Mansos, concelho de Coruche.
Os militares foram alertados por vizinhos e foi necessário duas intervenções para cessar o ruído. Segundo fonte do Comando Territorial de Santarém, na segunda vez que os elementos se deslocaram ao local “foram recebidos com animosidade” pelos presentes na festa, tendo a situação escalado. Um dos militares feridos terá sido atacado com uma garrafa partida e sofreu ferimentos na face, tendo que ser transportado ao Hospital Distrital de Santarém, tal como o segundo militar agredido por populares.
Os elementos no local viram-se forçados a pedir reforços, e viram-se forçados a recorrer a balas de borracha para dispersar os agressores de modo a permitir que os bombeiros, entretanto chamados ao local, assistissem os feridos. Ficaram ainda quatro civis feridos que foram acompanhados ao HDS pelos bombeiros de Coruche, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente. Todos tiveram alta na manhã de sábado.
Da intervenção resultaram três detidos que foram transportados ao posto da GNR de Coruche. A mesma fonte confirmou ao Correio do Ribatejo que enquanto os detidos se encontravam no posto se juntaram mais de uma dezena de amigos e conhecidos dos três meliantes, que tentaram forçar a entrada no posto, havendo a necessidade de reforçar a segurança das instalações. A GNR confirmou ainda a detenção de mais um indivíduo que “se exaltou de forma ilegal” com os guardas.
Os detidos foram presentes a tribunal ainda na manhã de sábado, que determinou que aguardassem inquérito em liberdade e com apresentações periódicas às autoridades.