Artes circenses, teatro, música, estátuas vivas, fanfarras e animação de rua com artistas de todo o mundo integram a programação do Festival ‘Art In Rua’, que regressa ao centro histórico de Tomar entre 12 e 14 de setembro.
Com entrada livre em todos os concertos e espetáculos de rua, a 4.ª edição do Art’In Rua surge na sequência do “sucesso das edições anteriores, onde ficou solidificada a parceria com a Câmara Municipal” para a realização anual de um festival que promete “transformar, durante três dias, a cidade de Tomar numa Babel de cor, arte e magia”, indicou a organização numa nota de imprensa hoje divulgada.
Este festival internacional em Tomar, no distrito de Santarém, “transforma o espaço público num palco aberto”, onde diferentes linguagens artísticas — do teatro à música, da dança ao circo contemporâneo — se cruzam e dialogam diretamente com o público, pode ler-se na mesma nota informativa.
Organizado pelo município e Tenda Produções, o Art’In Rua assume-se como um “encontro de criatividade, diversidade e partilha”, levando a Tomar companhias e artistas nacionais e de várias partes do mundo, num ambiente de “celebração coletiva e acesso universal à arte” de rua.
O acesso ao festival de rua é gratuito, à exceção de uma oficina no cineteatro Paraíso, e as ruas, jardins e praças de Tomar vão contar nestes três dias com estátuas vivas, artes circenses, fanfarras, filarmónicas, mercados, ‘street food’, teatro de rua e espetáculos de comédia, com artistas e muitos projetos nacionais e internacionais.
O festival começa às 18:00 de sexta-feira dia 12, no Convento de Cristo, com ‘La Trotolla’, um espetáculo de acrobacia aérea da companhia italiana ‘Depàso’, seguindo-se a parada de abertura no centro histórico, às 19:30.
O dia prossegue com animação de rua, música e teatro de rua, fechando com ‘Presente’, de Mireia Miracle (clown poético), às 23:00, na Praça da República.
No sábado, o festival começa às 10:00, em todo o centro histórico, com espetáculos infantis, estátuas vivas, teatro, música e animação de rua, a par de artes circenses, acrobacia aérea, marionetas e fanfarras, fechando o dia com o concerto de Suzie & The Boys, às 23:00, na Praça da República.
O domingo começa no Parque Mouchão, às 10:00, com oficinas e contadores de histórias, prosseguindo com animação de rua itinerante, encontro de bandas filarmónicas, malabarismo, acrobacia aérea e artes circenses, culminando com ‘Into Thin Air’, um espetáculo de circo contemporâneo, às 19:00, na Praça da República.
A programação completa do Festival ‘Art In Rua’ pode ser consultada na página de internet do município de Tomar, em www.cm-tomar.pt.