O festival Bons Sons, que deveria realizar-se em Agosto, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, vai ser adiado para 2022, regressando após a requalificação do recinto.

A 11.ª edição do festival deveria realizar-se entre os dias 12 e 15 de Agosto deste ano, mas, segundo o Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS), que organiza, “não estão reunidas as condições” para a realização do evento que será adiado para 2022.

Entre os factores que ditaram o adiamento o SCOCS estão as obras de requalificação do largo (Largo do Rossio) e do centro de Cem Soldos, área ocupada pela quase totalidade do recinto do festival que envolve toda a aldeia e que atraia anualmente milhares de festivaleiros.

PUBLICIDADE

Em comunicado, os organizadores do festival explicam que “a requalificação significa o aumento da qualidade de vida das pessoas que habitam e que visitam a aldeia, melhorias nas infra-estruturas, no saneamento básico e drenagem de águas, na pavimentação de vias e áreas de lazer, na iluminação/electricidade, no mobiliário urbano, na circulação das pessoas e dos automóveis e na organização do estacionamento”.

O projeto de requalificação do Largo do Rossio e das áreas adjacentes é da responsabilidade da Câmara de Tomar e representa, segundo o SCOCS, “uma aposta na cultura, no interior do país, na música portuguesa, no voluntariado, nas aldeias, nos projectos sustentáveis e nas comunidades activas”, como é o caso de Cem Soldos, que “cria um festival com 80% de receitas próprias e que permite um significativo impacto socioeconómico e mediático na aldeia, na cidade e na região”.

No comunicado, a organização garante que, em 2022, o Bons Sons regressará “mais forte mais próximo que nunca”, num convite aos festivaleiros “para viver a aldeia de sempre mas ainda mais atractiva, com uma nova moldura, mais qualidade de vida, mais confiança, recebendo ainda melhor todos aqueles que a visitam”.

Os bilhetes já adquiridos são válidos para 2022, devendo aqueles que não pretenderem estar presentes nessa data contactar a organização através do e-mail bilhetes@bonssons.pt, entre 16 de Agosto e 02 de Setembro de 2021.

Organizado desde 2006 pelo SCOCS, o Bons Sons manteve-se bienal até 2014, passando depois a realizar-se anualmente.

A aldeia de Cem Soldos é fechada e o seu perímetro delimita o recinto que acolhe mais de uma dezena de palcos integrados nas ruas, praças, largos, igreja e até garagens e lagares.

São os cerca de mil habitantes da aldeia que organizam e montam o festival, ao longo do qual acolhem e servem os visitantes, numa partilha que distingue o Bons Sons dos restantes festivais nacionais.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…