A 10.ª edição do Festival da Sopa da Pedra vai decorrer no Parque das Tílias, junto à Praça de Touros, em Almeirim, de 28 de Agosto (quarta-feira) a 1 de Setembro, numa organização da Confraria Gastronómica de Almeirim e da Câmara Municipal. A inauguração está prevista para as 19h00 da próxima quarta-feira, estando as tasquinhas entregues às Associações do Concelho.

Ao fim de uma década, o Festival tornou-se um evento “de paragem obrigatória” para se provar a gastronomia da região, em particular a afamada sopa da pedra.

A ‘Sopa da Pedra’ tornou-se um ícone gastronómico do país e Almeirim um local de paragem obrigatória para provar essa iguaria.

À imagem da edição passada, serão as Confrarias de Portugal as responsáveis pela animação do espaço ‘Show Coocking’, logo no primeiro dia, às 21h00, com a presença da Confraria Enogastronómica da Madeira, seguindo-se a do Queijo São Jorge (dia 29), a Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis (dia 30), a Confraria dos Sabores e Saberes no dia do Município de Sines (dia 31) e a Confraria do Arroz Doce no último dia do Festival (1 de Setembro).

A Sopa da Pedra de Almeirim recebeu em 2022 o estatuto de Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia, tornando-se no segundo produto no país com este reconhecimento.

Para o grão-confrade da Confraria Gastronómica de Almeirim, Luís Manso, o Festival é “o evento de Almeirim com maior exposição mediática e que acolhe mais público”.

O Festival da Sopa da Pedra tem crescido de ano para ano, sendo já uma referência na região. Tem conseguido aumentar a envolvência de novos parceiros e o interesse de mais entidades. Em 2018, o Festival recebeu o prémio de melhor evento gastronómico da região de turismo do Alentejo e Ribatejo.

E o que torna a ‘Sopa da Pedra’ um prato tão especial? “Podemos falar do seu valor nutricional, de ser um produto que se enquadra na dieta mediterrânea, de ser um prato consumido de Verão e de Inverno, ao almoço e ao jantar, mas o que torna a sopa mesmo única é o sorriso de miúdos e graúdos no final da refeição, a recordar a lenda do frade bem-disposto que mendigava os ingredientes da sopa”, lembra Luís Manso.

Grão-confrade da Confraria Gastronómica de Almeirim, Luís Manso

A 10.ª edição do Festival da Sopa da Pedra de Almeirim volta este ano a contar com uma grande diversidade de acções a decorrerem no festival: concertos, showcooking, animação, carrocéis, stands de artesanato e empresariais, espaço de apresentação de vinhos, a quermesse gastronómica e, claro, as tasquinhas onde será servida a Sopa e outros petiscos.

O Festival da Sopa da Pedra de Almeirim conta ainda com um vasto programa de animação, com o Tributo aos Rolling Stones e Africangroove (quarta-feira); Fernando Correia Marques (22h00) e o DJ John Goulart (quinta-feira); Aurea (22h00), DJ Cmyke e os Mete Cá Sets (sexta-feira); Festival de Folclore (21h30), Bom Batuque (23h30) e DJ Miguel Simões; e Jorge Paulo e Susana (22h00) no domingo, 1 de Setembro, a encerrar o Festival.

Leia também...

João Gomes Moreira – “Um Percurso de Vida”. Quase autobiografia…

Quando olho para trás, assim em jeito de balanço da vida, o que me ocorre? Muitas coisas, naturalmente. Muitos factos, situações, projectos não realizados,…

NERSANT promove sessão de esclarecimento sobre as alterações ao Orçamento de Estado para 2024

A Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) vai dinamizar, no próximo dia 20 de Fevereiro, pelas 15h00, uma sessão de esclarecimento online dedicada…

Parada de Natal abrilhanta ruas do Centro Histórico de Santarém

O espírito de Natal invadiu, na tarde de ontem, as principais ruas do Centro Histórico de Santarém com a chegada do Pai Natal, onde…

Utentes querem reunir 10 mil assinaturas para reclamar melhorias nas urgências e fim das portagens

As comissões de utentes dos serviços públicos do distrito de Santarém querem, até final de Junho, reunir, “com pelo menos 10 mil assinaturas”, os…