A 10.ª edição do Festival da Sopa da Pedra vai decorrer no Parque das Tílias, junto à Praça de Touros, em Almeirim, de 28 de Agosto (quarta-feira) a 1 de Setembro, numa organização da Confraria Gastronómica de Almeirim e da Câmara Municipal. A inauguração está prevista para as 19h00 da próxima quarta-feira, estando as tasquinhas entregues às Associações do Concelho.

Ao fim de uma década, o Festival tornou-se um evento “de paragem obrigatória” para se provar a gastronomia da região, em particular a afamada sopa da pedra.

A ‘Sopa da Pedra’ tornou-se um ícone gastronómico do país e Almeirim um local de paragem obrigatória para provar essa iguaria.

À imagem da edição passada, serão as Confrarias de Portugal as responsáveis pela animação do espaço ‘Show Coocking’, logo no primeiro dia, às 21h00, com a presença da Confraria Enogastronómica da Madeira, seguindo-se a do Queijo São Jorge (dia 29), a Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis (dia 30), a Confraria dos Sabores e Saberes no dia do Município de Sines (dia 31) e a Confraria do Arroz Doce no último dia do Festival (1 de Setembro).

A Sopa da Pedra de Almeirim recebeu em 2022 o estatuto de Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia, tornando-se no segundo produto no país com este reconhecimento.

Para o grão-confrade da Confraria Gastronómica de Almeirim, Luís Manso, o Festival é “o evento de Almeirim com maior exposição mediática e que acolhe mais público”.

O Festival da Sopa da Pedra tem crescido de ano para ano, sendo já uma referência na região. Tem conseguido aumentar a envolvência de novos parceiros e o interesse de mais entidades. Em 2018, o Festival recebeu o prémio de melhor evento gastronómico da região de turismo do Alentejo e Ribatejo.

E o que torna a ‘Sopa da Pedra’ um prato tão especial? “Podemos falar do seu valor nutricional, de ser um produto que se enquadra na dieta mediterrânea, de ser um prato consumido de Verão e de Inverno, ao almoço e ao jantar, mas o que torna a sopa mesmo única é o sorriso de miúdos e graúdos no final da refeição, a recordar a lenda do frade bem-disposto que mendigava os ingredientes da sopa”, lembra Luís Manso.

Grão-confrade da Confraria Gastronómica de Almeirim, Luís Manso

A 10.ª edição do Festival da Sopa da Pedra de Almeirim volta este ano a contar com uma grande diversidade de acções a decorrerem no festival: concertos, showcooking, animação, carrocéis, stands de artesanato e empresariais, espaço de apresentação de vinhos, a quermesse gastronómica e, claro, as tasquinhas onde será servida a Sopa e outros petiscos.

O Festival da Sopa da Pedra de Almeirim conta ainda com um vasto programa de animação, com o Tributo aos Rolling Stones e Africangroove (quarta-feira); Fernando Correia Marques (22h00) e o DJ John Goulart (quinta-feira); Aurea (22h00), DJ Cmyke e os Mete Cá Sets (sexta-feira); Festival de Folclore (21h30), Bom Batuque (23h30) e DJ Miguel Simões; e Jorge Paulo e Susana (22h00) no domingo, 1 de Setembro, a encerrar o Festival.

Leia também...

Fogo em Sardoal dominado após quase quatro horas de combate

O incêndio que deflagrou numa zona de floresta em Sardoal foi dominado pelas 21h15, adiantou à agência Lusa fonte da Proteção Civil. De acordo…

Francisco Maurício falece aos 70 anos de idade

Francisco Maurício faleceu esta segunda-feira, aos 70 anos de idade, no Hospital de Santarém onde estava internado. O funeral realiza-se esta terça-feira, 27 de…

Entidade Regional de Turismo lança calendário de eventos para o Alentejo e Ribatejo

Os calendários de eventos ‘Viva a festa’ (Ribatejo) e ‘Caiado de fresco’ (Alentejo) foram apresentados ontem na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) pelo…

Inscrições abertas para Workshops de Andas e Malabarismo em Santarém

A associação Caneta100Borracha vai promover, de 6 a 10 de Setembro, Workshops de Andas e Malabarismo em Santarém. As inscrições são gratuitas e já…