Pela primeira vez, as ruas Serpa Pinto e Guilherme de Azevedo, em Santarém, são ocupadas por estátuas vivas para a primeira edição do Festival de Estátuas Humanas de Santarém “4 Mundos”, nos dias 10 e 11 Agosto. O evento organizado pelos “Quideia” traz ao Centro Histórico desta cidade milenar, 15 artistas, nos dias 10, entre as 21h45 e as 23h30 e no dia 11, entre as 17h30 e as 20h00.

Doze das mesmas vão estar a concurso, havendo um prémio para o mais votado pelo público e outro prémio atribuído por um júri.

As outras três estátuas (A varina, D. Afonso Henriques e Cabaret) são artistas convidados, consagrados com vários prémios em Portugal e no mundo.

Todas as estátuas vão estar distribuídas por quatro mundos distintos, onde o público poderá contemplar a beleza das estátuas mais históricas e clássicas, rir-se com as cómicas, identificar-se com o lado mais contemporâneo e por último, receber os nossos convidados especiais e dar-lhes a conhecer o público scalabitano.

No dia 11, no final do evento todas as estátuas vão reunir-se no palco do Largo Padre Chiquito, às 20 horas, para a revelação dos vencedores.

As 15 estátuas vivas dão a conhecer narrativas inspiradas no mundo: “Um Passeio pelo passado” – Estátuas históricas e clássicas; “O Lado Contemporâneo” – Estátuas vintage e modernas e “O Mundo Doce” – Estátuas com a temática do chocolate. Uma oportunidade de apreciar esta arte e de votar no seu preferido.

Durante o evento não vai faltar a animação. No dia 10, pelas 21h45, Malabares de Fogo pelos Human’Arte, nas ruas do Centro Histórico e Trio de Forró, na Praça Velha.

No Largo Padre Chiquito também às 21h45, “Deambulando” com Mr Fortez TrioPlus.

No dia 11, actua a Orquestra Improvável, nas Ruas Serpa Pinto e Guilherme Azevedo, a partir das 18 horas, seguindo-se às 20 horas, a entrega de prémios, no Largo Padre Chiquito.

In. Tradição e In. Movimento

O mundo rural volta a apoderar-se das ruas do Centro Histórico, no sábado, dia 11 de Agosto, entre as 10h30 e as 12h30, com mais um In. Tradição em parceria com o Inatel. Sábado, é a vez do Grupo de Danças e Cantares Ribatejanas de Santarém.

Também no mesmo dia, o Jardim das Portas do Sol serve de palco, a mais uma aula aberta de yoga, das 11 às 12 horas, em cooperação com a AMA| Federação Portuguesa de Yoga.

Energia também não vai faltar na animação desportiva “Pais e Filhos” levada a cabo pela Decathlon, entre as 11 e as 13 horas, também no Jardim das Portas do Sol.

Na segunda-feira, dia 13, o Museu Diocesano de Santarém, organiza uma visita acompanhada, às 15 horas.

Cinema e In. Downtown no Centro Histórico

Quarta-feira, dia 15 de Agosto (feriado), é noite de cinema ao ar livre, no Largo Padre Chiquito.

O Cineclube de Santarém apesenta às 21h45, “ NAQOYQATSI – A vida em Guerra”,  de Godfrey Reggio.

É o último filme da trilogia Qatsi, que é composta juntamente com os filmes Koyaanisqatsi (1983) e Powaqqatsi (1988). O primeiro aborda principalmente o hemisfério norte, o segundo o sul e países asiáticos, cabendo a este terceiro a grandiosidade de abordar o planeta como um todo, conectado, globalizado, mergulhado na tecnologia que encurta distâncias e acelera processos de destruição devido ao seu mau uso.

Mais um In. Downtown em vários palcos no Centro Histórico, dia 16, quinta-feira, às 21h45.

Em parceria com os Cartaxo Sessions, actuam os Vircator (PT) + Fernando (PT), na Praça Velha.

Já no Largo Padre Chiquito chegamo-nos “O mundo do Rock improvisado” por Phil Mendrix Band.

Para os mais pequenos, Paulo Patrício, apresenta “A mais louca corrida do mundo”, no Pátio 102. Trata-se de um espectáculos de fantoches. Há também fados, no TasCá.

Leia também...

Ministro do Ambiente entregou viaturas aos vigilantes da natureza em Torres Novas

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e a Secretária de…

Incêndio em churrasqueira em Santarém

Um incendio deflagrou esta tarde num anexo da Churrasqueira do Mercado, em…

100 Anos, uma Vida!

Joaquina de Jesus, nascida em 25 de Janeiro, na Freguesia do Pombalinho,…

VÍDEO | Vaca foge do campo e surpreende condutores na EN 114

Uma vaca fugiu do campo ao início da tarde desta quinta-feira, 26…