Pela primeira vez, as ruas Serpa Pinto e Guilherme de Azevedo, em Santarém, são ocupadas por estátuas vivas para a primeira edição do Festival de Estátuas Humanas de Santarém “4 Mundos”, nos dias 10 e 11 Agosto. O evento organizado pelos “Quideia” traz ao Centro Histórico desta cidade milenar, 15 artistas, nos dias 10, entre as 21h45 e as 23h30 e no dia 11, entre as 17h30 e as 20h00.
Doze das mesmas vão estar a concurso, havendo um prémio para o mais votado pelo público e outro prémio atribuído por um júri.
As outras três estátuas (A varina, D. Afonso Henriques e Cabaret) são artistas convidados, consagrados com vários prémios em Portugal e no mundo.
Todas as estátuas vão estar distribuídas por quatro mundos distintos, onde o público poderá contemplar a beleza das estátuas mais históricas e clássicas, rir-se com as cómicas, identificar-se com o lado mais contemporâneo e por último, receber os nossos convidados especiais e dar-lhes a conhecer o público scalabitano.
No dia 11, no final do evento todas as estátuas vão reunir-se no palco do Largo Padre Chiquito, às 20 horas, para a revelação dos vencedores.
As 15 estátuas vivas dão a conhecer narrativas inspiradas no mundo: “Um Passeio pelo passado” – Estátuas históricas e clássicas; “O Lado Contemporâneo” – Estátuas vintage e modernas e “O Mundo Doce” – Estátuas com a temática do chocolate. Uma oportunidade de apreciar esta arte e de votar no seu preferido.
Durante o evento não vai faltar a animação. No dia 10, pelas 21h45, Malabares de Fogo pelos Human’Arte, nas ruas do Centro Histórico e Trio de Forró, na Praça Velha.
No Largo Padre Chiquito também às 21h45, “Deambulando” com Mr Fortez TrioPlus.
No dia 11, actua a Orquestra Improvável, nas Ruas Serpa Pinto e Guilherme Azevedo, a partir das 18 horas, seguindo-se às 20 horas, a entrega de prémios, no Largo Padre Chiquito.
In. Tradição e In. Movimento
O mundo rural volta a apoderar-se das ruas do Centro Histórico, no sábado, dia 11 de Agosto, entre as 10h30 e as 12h30, com mais um In. Tradição em parceria com o Inatel. Sábado, é a vez do Grupo de Danças e Cantares Ribatejanas de Santarém.
Também no mesmo dia, o Jardim das Portas do Sol serve de palco, a mais uma aula aberta de yoga, das 11 às 12 horas, em cooperação com a AMA| Federação Portuguesa de Yoga.
Energia também não vai faltar na animação desportiva “Pais e Filhos” levada a cabo pela Decathlon, entre as 11 e as 13 horas, também no Jardim das Portas do Sol.
Na segunda-feira, dia 13, o Museu Diocesano de Santarém, organiza uma visita acompanhada, às 15 horas.
Cinema e In. Downtown no Centro Histórico
Quarta-feira, dia 15 de Agosto (feriado), é noite de cinema ao ar livre, no Largo Padre Chiquito.
O Cineclube de Santarém apesenta às 21h45, “ NAQOYQATSI – A vida em Guerra”, de Godfrey Reggio.
É o último filme da trilogia Qatsi, que é composta juntamente com os filmes Koyaanisqatsi (1983) e Powaqqatsi (1988). O primeiro aborda principalmente o hemisfério norte, o segundo o sul e países asiáticos, cabendo a este terceiro a grandiosidade de abordar o planeta como um todo, conectado, globalizado, mergulhado na tecnologia que encurta distâncias e acelera processos de destruição devido ao seu mau uso.
Mais um In. Downtown em vários palcos no Centro Histórico, dia 16, quinta-feira, às 21h45.
Em parceria com os Cartaxo Sessions, actuam os Vircator (PT) + Fernando (PT), na Praça Velha.
Já no Largo Padre Chiquito chegamo-nos “O mundo do Rock improvisado” por Phil Mendrix Band.
Para os mais pequenos, Paulo Patrício, apresenta “A mais louca corrida do mundo”, no Pátio 102. Trata-se de um espectáculos de fantoches. Há também fados, no TasCá.