As cidades de hoje e as problemáticas do mundo actual são o mote para a terceira edição do Festival de Filosofia de Abrantes, evento que vai decorrer no dia 19 de Novembro em formato digital.

“Cidade, árvore que nos abriga e raiz que nos sustenta” é o tema proposto a reflexão para um evento agendado para o Dia Mundial da Filosofia e que vai acontecer num formato diferente das edições anteriores, com o programa concentrado num só dia, devido à situação de pandemia provocada pela covid-19, sendo a maioria das comunicações previamente gravadas e transmitidas ‘online’, nos canais digitais do município de Abrantes.

Em comunicado, a organização refere que o mote da terceira edição do Festival de Filosofia, que regressa após um ano de interregno, representa um desafio à partilha reflexiva dos pensadores participantes sobre “o que são hoje as cidades e o que fazemos delas”, ao mesmo tempo que pretende “convocar os cidadãos à reflexão sobre as problemáticas do mundo actual”, no evento virtual.

“Os tempos da cidade” é o tema da comunicação do historiador e académico titular da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, João Serra, que será transmitida às 09:45, logo depois da sessão de abertura, agendada para as 9:30, a cargo do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

João Serra é um estudioso das cidades, foi comissário da Guimarães Capital Europeia da Cultura em 2012 e é autor do livro “Cidade Imaginária”.

João Seixas, investigador nas áreas dos estudos urbanos, da sociopolítica, geografia e economia das cidades e das metrópoles, abordará, por sua vez, o tema “Cidade e humanidade”, num vídeo que estará programado para as 10:10.

“A cidade contemporânea, metabolismo urbano e reinvenção do quotidiano” será o tema da comunicação de António Covas, professor catedrático e autor de várias investigações e diversas publicações sobre desenvolvimento territorial e cidades inteligentes e criativas, com intervenção prevista para as 10:35 e que encerrará o painel da manhã.

Onésimo Teotónio Almeida, orador da edição 2017 do Festival de Filosofia de Abrantes, é o convidado para uma “comunicação em linha”, a transmitir às 14:30, e será “a única transmissão em directo e a incluir uma interacção com alguns alunos do ensino secundário”, numa parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho.

“Quem não é da sua terra não merece ser de parte nenhuma” é o título da comunicação de Onésimo Teotónio Almeida, filósofo, professor na Universidade de Brown (EUA), onde é catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, tendo presidido em 2018 às comemorações do Dia de Portugal.

Álvaro Domingues – geógrafo, investigador e autor de livros sobre políticas urbanas – fará uma comunicação subordinada ao tema “A condição urbana: a cidade como metáfora”, pelas 18:00, encerrando o evento.

As comunicações podem ser seguidas a partir do ‘site’ do município e na página Facebook do evento.

Leia também...

Vulture of Portugal juntam amigos em concerto no Largo do Seminário

Os Vulture of Portugal, banda scalabitana com 12 anos de carreira, decidiram…

“Verão In. Str… é um Espanto!” de 17 a 23 de Agosto com destaque para espectáculo dos ‘Três Bairros’

Concerto com os “Três Bairros”, no Largo do Seminário A iniciativa “Verão…

Centenário da génese de “O Mau Tempo no Canal” na Academia das Ciências por António Valdemar

Para assinalar o centenário da génese de “O Mau Tempo no Canal”,…

Frida Kahlo no ciclo de espectáculos Antiprincesas em Torres Novas

O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, apresenta sábado, às 16:00,…