A tradicional Feira de S. Simão, também conhecida como “Feira da Fossa”, está de volta às ruas da Vila de Sardoal no dia 28 de Outubro.

Após uma interrupção de dois anos, devido à pandemia COVID-19, esta Feira irá trazer ao Sardoal o bom sabor das castanhas, das nozes, das amêndoas e dos figos secos, caracterizando-se sobretudo pelas transacções de cereais e de frutos secos, próprios deste período sazonal.

Com fortes raízes na História e Cultura deste Concelho, a Feira de S. Simão realiza-se sempre a 28 de Outubro, por ser este o dia escolhido para a chegada dos “Capuchos”, como eram designados os grupos de homens e mulheres oriundos da Beira Baixa que se deslocavam para a nossa região na época da apanha da azeitona.

Apesar de existirem registos documentais que comprovam que esta Feira já se realizava em 1750, foi em meados dos anos 70 do século passado que atingiu lugar entre as mais importantes e concorridas feiras de toda a região norte do Ribatejo. Constituía, na época, uma boa oportunidade para população da região adquirir roupa e calçado para o Inverno que se aproximava.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…